Homicídio no Parque Eldorado é o nono em 10 dias em Campos
Outro homicídio foi registrado em Campos, na madruga desta sexta-feira (10). Com este, já são nove assassinatos em 10 dias no município. De acordo com a Polícia Militar (PM), Leonardo Ferreira, de 28 anos, foi assassinado a tiros, na rua Edgar Monteiro, no Parque Eldorado. Das nove mortes registradas este ano, oito aconteceram na área da 146ª Delegacia de Polícia, de Guarus, segundo levantamento da Folha da Manhã. Para tentar amenizar a violência na área de Guarus, a PM instalou uma cabine blindada no Parque Eldorado que entrará em funcionamento até o fim do mês.
Ainda segundo a PM, a vítima já foi encontrada sem vida. Informações sobre a autoria e a motivação do crime não foram divulgadas. Populares disseram aos policiais que não conheciam o homem.
Após a realização da perícia, o corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) para investigação.
O prazo para o funcionamento da cabine blindada foi dado pelo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, que falou sobre a necessidade dos serviços de hidráulica e elétrica para o equipamento estar concluído. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Campos, que também fará a instalação de câmera de monitoramento. A cabine substituiu o trailer da PM instalado provisoriamente em abril de 2014.
O comandante informou que com a instalação da cabine blindada a expectativa é gerar mais segurança aos policiais que atuam na área conhecida pela rivalidade entre facções criminosas. Para ele, a iniciativa tende a reduzir o número de homicídios na região. Ao todo, 12 PMs irão atuar em sistema de plantão, na estrutura que conta com banheiro, quarto e área para atendimento ao público.
— A cabine do 8º BPM é fixada em um ponto estratégico onde há uma divisão de facção. Precisamos manter a vigilância especialmente nesta área por se tratar de um local dominado pelo tráfico de drogas sendo a razão de muitas práticas violentas. Uma cabine blindada gera a proteção que o policial militar precisa para trabalhar em segurança. Serão 12 policiais atuando na estrutura, além de 32 policiais que ficam em viaturas monitorando as comunidades existentes naquela área. Então, acredito que a iniciativa vai fazer com que o agente opere com mais segurança e, consequentemente, contribuirá para uma redução ainda maior de crimes na região — disse o tenente-coronel Luiz Henrique.
Por: PAULA VIGNERON E VIRNA ALENCAR
Folha 1