Um passeio de barco entre amigos acabou em tragédia, nessa quinta-feira (26), em Lagoa de Cima. A embarcação de pequeno porte virou e seis amigos caíram na água e um deles, Edson Cláudio Camara Nogueira, acabou desaparecendo. Um dos passageiros do barco fazia uma live em uma rede social e acabou filmando o momento do acidente. Edson também chegou a gravar um vídeo durante o passeio. Buscas foram realizadas ainda na tarde de quinta, mas o corpo da vítima só foi localizado nesta sexta-feira (27) por um morador da localidade, que acionou a equipe de mergulhadores do 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM). Edson era morador do Parque Cidade Luz, em Guarus, e deixa três filhos. O velório acontece na Capela do Cemitério do Caju e o sepultamento será neste sábado, 13h.
De acordo com os bombeiros, o corpo de Edson foi encontrado por volta de 5h30 e estava próximo do barco utilizado pelos amigos durante o passeio. Os outros cinco passageiros não sofreram ferimentos e chegaram a acompanhar os bombeiros nas buscas pelo amigo na quinta-feira.
Amigo de Edson há 20 anos, Adriano Nogueira, que estava entre os passageiros do barco, falou como aconteceu a tragédia. Segundo ele, a água entrou no barco, fazendo a embarcação virar e afundar. Os amigos foram jogados para o fundo da água e começaram a nadar em direção ao barco, que estava submerso. Logo depois, nadaram até a areia. Adriano disse que ficou sem forças para nadar até à margem da lagoa e foi ajudado por um pescador.
— Eu tentei manter a calma para não me afogar e achei que todo mundo tinha saído. Eu fui o último a sair da água e, quando cheguei à margem, o pessoal já estava fora da água, menos Edinho. Isso foi por volta de 17h30. Ele era o melhor amigo que a gente tinha. Nem acho palavras para descrever como ele era. Onde ele estava a diversão era garantida, era sucesso. Não tinha como ficar triste perto dele. Era sensacional. Era um bom pai, um bom amigo, prestativo. O que fica são as boas lembranças. Os bons momentos que vivemos com ele, foram os melhores que eu poderia ter em minha vida — contou, Adriano, emocionado.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que: “lamenta o ocorrido e se solidariza com a família da vítima. Foi instaurado Inquérito Administrativo para apurar as causas e responsabilidades do acidente.
A AgSJB realiza diariamente na região ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário, buscando sempre a proteção da vida humana, a garantia da segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações.
A MB disponibiliza o número 185 para emergências marítimas e incentiva todo cidadão a fazer contato também pelo telefone (22) 2741-4807, caso tenha quaisquer informações que possam ajudar a garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar.”