Nível do rio Ururaí em Campos continua em queda e famílias retornam às casas
Parte das famílias afetadas pelas chuvas, em Campos, estão retomando a normalidade. A Defesa Civil Municipal realizou, nesta segunda-feira (9), a mudança de três famílias alojadas que estavam na Creche Municipal Luiz Gonzaga de volta as suas casas que estavam desalojadas devido a alta do rio Ururaí, que chegou a 4,68m em novembro. O nível do segue diminuindo e nesta segunda bateu a marca de 4,12m. A cota de transbordo é de 3,80m. Segundo o órgão, uma família permanece alocada na creche municipal de Lagoa de Cima e todos os acessos para a localidade se encontram livres para passagem. Outros locais passam por reparação.
— Fizemos a vistoria às residências na última sexta-feira e vimos que as estruturas das residências não apresentam riscos. Liberamos a limpeza dos imóveis e realizamos a mudança dos moradores na manhã desta segunda. Outras famílias que haviam decidido, por conta própria, ir para casa de parentes, também já voltaram para suas moradias — relatou o coordenador da Defesa Civil, Major Edson Pessanha.
Na última sexta (6) foi realizada vistoria e concluído que as estruturas das moradias não apresentam riscos. A cheia do rio Ururaí afetou também outras 21 famílias que se alojaram temporariamente em casas de parentes, sem intervenção da Defesa Civil, mas segundo o órgão todas já retornaram às suas moradias.
A prefeitura informou que os acessos à Lagoa de Cima foram recuperados. A prefeitura informou que os acessos à Lagoa de Cima foram recuperados. Na última semana, para trabalhar os moradores da região tiveram que realizar o deslocamento por canoa e rotas alternativas dentro das fazendas, mesmo os que possuem veículo motorizado têm que realizar alguns trajetos de cavalo ou bicicleta.
“As rodovias estaduais que interligam Itereré à Rio Preto e Conceição do Imbé ao Imbé passaram por intervenções do Departamento de Estradas de Rodagem e estão livres. A Ponte do Córrego do Berrador e a passarela do Rio Mocotó passam por ação de recuperação com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana”, informou.
Próximos dias – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão na próxima quinzena é de uma significativa diminuição das chuvas no estado do Rio de Janeiro. Novembro teve chuvas acima da média. Apenas no dia 20, choveu 111,8 mm.