Mais oito famílias são retiradas de suas casas, em Ururaí, por conta das chuvas

Ponte do Marimbondo é arrastada pelas águas
Ponte do Marimbondo é arrastada pelas águas / Leitor Umberto Trindade
A Defesa Civil municipal auxiliou na mudança de mais oito famílias em Ururaí, neste domingo (24), após o rio ultrapassar a marca de 4 m, sendo a cota de transbordo de 3,80 m. Na última sexta-feira (22), três famílias também abandonaram suas residências e foram morar em casas de parentes. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, major Edison Pessanha, o rio Ururaí recebe água da região do Imbé. Nesta segunda-feira (25), a equipe do Grupo de Emergências em Alagamentos percorrerá as áreas mais afetadas pelas chuvas, que há cerca de 15 dias atingem a região. Em 22 dias de novembro, choveu em Campos 211,5 mm, de acordo com o pluviômetro instalado no Jardim Carioca, sendo que o previsto para o mês eram 130 mm. Nesse sábado (23), a ponte do Marimbondo, que já havia cedido nessa quarta-feira (20), foi arrastada pela força das águas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, as chuvas dessa noite não causaram transtornos e a maioria das famílias em Ururaí continua a preferir permanecer em suas casas. “Estamos colocando o telefone e a equipe à disposição. Para acionar a Defesa Civil, a população deve entrar em contato com os números (22) 981758512 ou 199. Ontem (sábado), levamos alimentos para três pontos na região do Imbé e amanhã (segunda-feira) estaremos fazendo novos levantamentos, e o que houver necessidade de novos atendimentos a gente estará articulando a secretaria de Desenvolvimento Humano e Social também para assistência necessária. A região de Rio Preto, onde teve enxurrada, já atendemos toda e a situação agora está estabilizada. As famílias que precisaram do poder público foram atendidas na sexta. Portanto, dentro das necessidades, estamos atendendo”, Edison Pessanha.
Desde as primeiras horas da manhã de sábado (23), o prefeito Rafael Diniz e sua equipe técnica prestaram assistência às famílias isoladas em função das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. O trabalho, realizado com o apoio de dois helicópteros, um do 5º Grupamento de Bombeiro Militar e outro da Polícia Civil, levou alimentos para famílias que estão isoladas na região do Imbé. Na tarde de sexta-feira (22), foi a vez das famílias de Rio Preto serem assistidas com colchonetes, cobertores e cestas básicas.
Por meio do Grupo de Emergências em Alagamentos, equipes de diversos órgãos da Prefeitura também continuam realizando ações em outros pontos da cidade. Atuando de forma preventiva e em estágio de atenção desde que as chuvas ficaram mais intensas, equipes já estiveram em locais como Parque Santa Rosa, Jardim Aeroporto, Parque Eldorado, Parque Julião Nogueira e em pontos da região central. Na maioria dos pontos citados, as ações aconteceram para a desobstrução de bueiros e auxílio no escoamento das águas pluviais, por gravidade.
O Grupo de Emergências em Alagamentos é composto pela como Defesa Civil municipal, secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental, superintendência de Limpeza Pública e Empresa Municipal de Obras Públicas (Emhab).
Virna Alencar
Folha 1

Deixe uma resposta