Uma equipe de médicos oftalmologistas da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, com apoio da prefeitura, promoveu uma ação social na manhã desta sexta-feira (22), no Asilo Monsenhor Severino. O objetivo é facilitar o atendimento aos idosos, realizando consultas, exames e pré-operatórios.
A oftalmologista Eliane Brasil contou que a meta era prestar atendimento a 100 pacientes. Ela explicou que os idosos passaram por uma triagem. Os que precisarem ser operados, farão o pré-operatório no próprio asilo. Oito médicos estão disponíveis para o atendimento. A equipe funciona há 10 anos anos realizando cirurgias.
– O que vai faltar é o exame de sangue, que a gente vai pedir para colher nos pacientes que necessitarem de cirurgia. Esses pacientes tem pouco acesso à Beneficência, porque, para chegar lá, eles precisam ir ao posto do bairro pegar um encaminhamento e passar por alguns processos, até entrar no sistema, para ser regulado, marcar consulta e ter direito ao serviço. Nós fomos à Prefeitura, conversamos e perguntamos se seria possível realizar essa ação social e o município inserir esses pacientes no sistema, para terem direito à cirurgia – contou Eliane.
O presidente do Asilo Monsenhor Severino, Ricardo Araújo, mostrou-se satisfeito com o trabalho dos médicos, que beneficia os idosos. “Seria muito bom que outras pessoas seguissem esse exemplo. Essa ação social aqui dentro do Asilo Monsenhor Severino é de fundamental importância, devido à carência que está a saúde pública – comentou Ricardo.
Oftalmologistas promovem ação no Asilo Monsenhor Severino
Oftalmologistas promovem ação no Asilo Monsenhor Severino
Representante da secretaria do Envelhecimento Saudável e Ativo, Deborah Casarsa disse que a prefeitura contribuiu com médicos e técnicos de enfermagem, para a avaliação do nível cognitivo (de memória) dos pacientes, assim como da acuidade visual deles, que podem ser portadores de glaucoma, catarata, entre outros problemas. Após essa avaliação, eles serão encaminhados à Beneficência Portuguesa, aos cuidados de doutora Eliana e doutor Leonardo, para o agendamento das cirurgias.
– Hoje também foi feito o exame pré-operatório deles, durante a identificação da catarata. O eletrocardiograma foi feito, o que otimiza a marcação da cirurgia. Nós estamos também distribuindo a caderneta de saúde do idoso, do Ministério da Saúde, o que não estava acontecendo há algum tempo. Hoje, esses idosos estão dispondo desse equipamento que vai facilitar a adequação deles aos medicamentos, às medidas preventivas, às orientações específicas para que eles possam ter realmente um envelhecimento saudável e com mais qualidade – explicou Deborah.
Deborah também explicou que essa caderneta tem escalas que possuem pontuação e conseguem indicar estratégias para os idosos mais debilitados ou, então, com perda de autonomia e independência, a fim de que possam ser trabalhado dentro das Casas de Convivência.