Solidariedade de profissionais da saúde em Campos para com internos em asilo

 

Oftalmologistas promovem ação no Asilo Monsenhor Severino
Oftalmologistas promovem ação no Asilo Monsenhor Severino / Genilson Peçanha

Uma equipe de médicos oftalmologistas da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, com apoio da prefeitura, promoveu uma ação social na manhã desta sexta-feira (22), no Asilo Monsenhor Severino. O objetivo é facilitar o atendimento aos idosos, realizando consultas, exames e pré-operatórios.

A oftalmologista Eliane Brasil contou que a meta era prestar atendimento a 100 pacientes. Ela explicou que os idosos passaram por uma triagem. Os que precisarem ser operados, farão o pré-operatório no próprio asilo. Oito médicos estão disponíveis para o atendimento. A equipe funciona há 10 anos anos realizando cirurgias.
– O que vai faltar é o exame de sangue, que a gente vai pedir para colher nos pacientes que necessitarem de cirurgia. Esses pacientes tem pouco acesso à Beneficência, porque, para chegar lá, eles precisam ir ao posto do bairro pegar um encaminhamento e passar por alguns processos, até entrar no sistema, para ser regulado, marcar consulta e ter direito ao serviço. Nós fomos à Prefeitura, conversamos e perguntamos se seria possível realizar essa ação social e o município inserir esses pacientes no sistema, para terem direito à cirurgia – contou Eliane.
O presidente do Asilo Monsenhor Severino, Ricardo Araújo, mostrou-se satisfeito com o trabalho dos médicos, que beneficia os idosos. “Seria muito bom que outras pessoas seguissem esse exemplo. Essa ação social aqui dentro do Asilo Monsenhor Severino é de fundamental importância, devido à carência que está a saúde pública – comentou Ricardo.

Oftalmologistas promovem ação no Asilo Monsenhor Severino

Oftalmologistas promovem ação no Asilo Monsenhor Severino

Oftalmologistas promovem ação no Asilo Monsenhor Severino

Oftalmologistas promovem ação no Asilo Monsenhor Severino

Representante da secretaria do Envelhecimento Saudável e Ativo, Deborah Casarsa disse que a prefeitura contribuiu com médicos e técnicos de enfermagem, para a avaliação do nível cognitivo (de memória) dos pacientes, assim como da acuidade visual deles, que podem ser portadores de glaucoma, catarata, entre outros problemas. Após essa avaliação, eles serão encaminhados à Beneficência Portuguesa, aos cuidados de doutora Eliana e doutor Leonardo, para o agendamento das cirurgias.

Oftalmologistas promovem ação no Asilo Monsenhor Severino
– Hoje também foi feito o exame pré-operatório deles, durante a identificação da catarata. O eletrocardiograma foi feito, o que otimiza a marcação da cirurgia. Nós estamos também distribuindo a caderneta de saúde do idoso, do Ministério da Saúde, o que não estava acontecendo há algum tempo. Hoje, esses idosos estão dispondo desse equipamento que vai facilitar a adequação deles aos medicamentos, às medidas preventivas, às orientações específicas para que eles possam ter realmente um envelhecimento saudável e com mais qualidade – explicou Deborah.
Deborah também explicou que essa caderneta tem escalas que possuem pontuação e conseguem indicar estratégias para os idosos mais debilitados ou, então, com perda de autonomia e independência, a fim de que possam ser trabalhado dentro das Casas de Convivência.
Por: MARIA LAURA GOMES
Folha 1
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta