Homens são presos por extorsão a motorista de van na Praia do Farol em Campos
Dois homens foram presos na tarde desta segunda-feira (16), suspeitos de extorquirem dinheiro de motoristas de vans e micro-ônibus do transporte alimentador na praia de Farol de São Thomé. A Polícia Militar apreendeu R$ 730 com os suspeitos. O dinheiro seria proveniente de extorsão aos permissionários do transporte no distrito.
Segundo a polícia, os agentes receberam informação anônima de que a dupla estaria fazendo (recolhe) do tráfico de drogas, pois esses, fazem extorsão aos motoristas para que possam explorar as linhas. Eles foram abordados na avenida Boa Vista, próximo ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Farol. O montante foi encontrado no bolso da bermuda de um dos suspeitos, que momentos antes haviam desembarcado da van que fazia a linha para a praia campista, onde trabalhavam como cobradores. Ainda de acordo com os militares, o tráfico de drogas impõe aos motoristas de vans um valor para poderem circular.
Aos policiais, os homens confessaram que eram do Açu, em São João da Barra (SJB), e que realizavam o (recolhe), termo usado para fazer a extorsão por parte dos traficantes. Eles confessaram pertencer ao Terceiro Comando Puro (TCP). A vítima, que seria o motorista do transporte alternativo, não foi localizada.
Próximo aos suspeitos, os policiais também encontraram uma Honda Biz, que em consulta foi constatado ser proveniente de roubo. Ao desconfiarem de que o veículo poderia ser da dupla na utilização de práticas ilícitas, os policiais apreenderam a moto. Momentos depois, uma mulher foi ao DPO de Farol e se identificou como proprietária da Biz e alegou desconhecer que o veículo era roubado.
A mulher foi conduzida para a 134ª Delegacia de Polícia, no Centro, para esclarecimentos. De acordo com a polícia, os suspeitos não tinham antecedentes criminais e ficarão à disposição da Justiça.
Por: Virna Alencar
Folha 1