Corpo de Bombeiros encerra operação de combate aos focos de fogo em vegetação em São Fidélis
O Corpo de Bombeiros do Rio encerrou, na noite de sexta-feira (13.09), o combate ao fogo em vegetação em São Fidelis. As chamas atingiram uma área de mata na localidade de São Benedito. Os últimos pontos foram extintos com equipes de militares enviados por terra, apoiados por uma aeronave.
A operação foi iniciada na manhã de terça-feira, dia 10, logo após às equipes do Destacamento de São Fidelis, DBM 2/5, informarem que haveria necessidade de apoio. Um Posto de Comando, na fazenda que leva o mesmo nome da localidade, foi estabelecido pela corporação.
O clima seco e a umidade do ar muito abaixo do normal, além do tipo de vegetação, que estava muito seca, e do vento, que a todo momento mudava de direção, foram grandes desafios para as guarnições.
– O reforço de uma aeronave foi fundamental, pois conseguia lançar água em pontos de difícil acesso, principalmente devido à formação rochosa do local onde os focos surgiam – atestou o comandante do CBA 4, Coronel Leonardo Couri, que coordenou a operação.
Foram quatro dias de ações. Bombeiros dos quartéis de Campos e das unidades subordinadas, do 1 e 2 Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente – GSFMA, do Grupamento de Operações Aéreas e do Comando de Bombeiros de Área Norte e Noroeste CBA 4, que coordenou toda a operação, e duas unidades de região dos Lagos, formaram a força-tarefa.
Por: N.U.