Incêndio em Hospital na Tijuca deixa ao menos 11 mortos e número pode aumentar

O incêndio que ocorreu na noite desta quinta-feira no Hospital Badim no bairro da Tijuca na Zona Norte do Rio de Janeiro, provocando até agora 11 mortes, segundo Delegado responsável por investigar o caso, ainda é prematuro dizer se a tragédia foi criminosa.

Rio de Janeiro - RJ  - 13/09/2019 - Incendio Hospital - foto: Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio de Janeiro – RJ – 13/09/2019 – Incêndio Hospital – foto: Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia – Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Policiais civis chegaram logo pela manhã na unidade de saúde, onde estão fazendo e perícia do incêndio que deixou 11 mortos na noite dessa quinta-feira na Tijuca.

Uma equipe do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) está no Hospital Badim, na Tijuca, Zona Norte do Rio, desde às 8h desta sexta-feira. A perícia é realizada no local do trágico incêndio que vitimou 11 pessoas até agora.

De acordo com o delegado Roberto Ramos, da 18ª DP (Praça da Bandeira), é “prematuro” falar em incêndio criminoso. “Os peritos ainda estão fazendo essa investigação. “O local está de difícil acesso, há muita fuligem. O local está quente e com muita fumaça, por isso estamos aguardando pra ter um acesso melhor a essa localidade. Já acessamos o subsolo e o térreo, que são o nosso foco agora”, afirmou.
“É completamente prematura afirmar a possibilidade de incêndio criminoso. Nós somos técnicos, fazemos avaliação técnica e para isso a perícia da Polícia Civil está aqui”, pontuou.
Roberto Ramos também disse que não há a possibilidade de existirem novas vítimas dentro do hospital. “Os bombeiros já bateram todo prédio e não há possibilidade de ter mais vítimas lá dentro. Estamos com um número elevado de mortos e feridos e estamos monitorando, porque, no caso, pode ocorrer novos óbitos de pessoas que foram retiradas do local. O número de vítimas pode aumentar, porque pessoas fragilizadas de saúde foram socorridas e podem vir a óbito.”.
Incêndio no hospital Badim na Tijuca na Rua São Francisco Xavier pacientes são evacuados, camas chegaram a ser montadas no meio da rua, na noite desta quinta-feira (12) no Rio de Janeiro, RJ. — Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Incêndio no hospital Badim na Tijuca na Rua São Francisco Xavier pacientes são evacuados, camas chegaram a ser montadas no meio da rua, na noite desta quinta-feira (12) no Rio de Janeiro, RJ. — Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Inicialmente, o fogo teria sido iniciado no gerador mas o delegado acredita que outros locais podem ser possíveis focos do incêndio. “Há outros locais que podem ser possíveis focos também do incêndio, mas prefiro não falar quais. Mas sabemos que o fogo chegou ao gerador. Estamos vendo o foco primário para saber se realmente foi no gerador ou não. Vamos ficar aqui o dia todo e se necessário amanhã e todo final de semana”, garantiu.
“Estamos também conversando com os engenheiros para saber a estrutura do hospital e a disposição dos móveis, para saber os possíveis focos de incêndio”, finalizou.
Defesa Civil interditou Hospital Badim — Foto: Cristina Boeckel / G1
Defesa Civil interditou Hospital Badim — Foto: Cristina Boeckel / G1
Todo o prédio onde funcionava o Hospital, está totalmente interditado pela defesa civil do município do Rio. Mas é importante se fazer saber neste momento, que todas as licenças necessárias para funcionamento estão em dia.
Até o momento, 10 corpos já tiveram suas identificações realizadas e a causa morte também já divulgada. Todas as vítimas reconhecidas até o momento, vieram à óbito por asfixia provocada por inalação de fumaça provocada pelo incêndio.
 Pacientes são removidos após incêndio que atinge o Hospital Badim, na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã (zona norte do Rio), na noite desta quinta-feira (12). Os pacientes foram evacuados em macas para a rua e levados para outros hospitais da região. Equipes do Corpo de Bombeiros dos quartéis da Tijuca e de Vila Isabel (ambos bairros da zona norte) atuam no combate ao fogo. A energia caiu na região o que dificultou o processo. — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Pacientes são removidos após incêndio que atinge o Hospital Badim, na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã (zona norte do Rio), na noite desta quinta-feira (12). Os pacientes foram evacuados em macas para a rua e levados para outros hospitais da região. Equipes do Corpo de Bombeiros dos quartéis da Tijuca e de Vila Isabel (ambos bairros da zona norte) atuáram no combate ao fogo. A energia caiu na região o que dificultou o processo. — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Funcionários, parentes de pacientes, vizinhos do Hospital e voluntários, não mediram esforços para tentar salvar o maior número de vidas possível no momento da tragédia.
Uma creche foi utilizada para abrigar parte das vítimas que estavam  internadas no Hospital.
Por: O DIA
RANOTÍCIAS

 

Deixe uma resposta