Farol e outros distritos de Campos perdem agências dos Correios

AGC Farol

AGC Farol / Divulgação

O fechamento da agência dos Correios em Farol de São Thomé, nesta quinta-feira (29), já está gerando reclamações do moradores da praia campista, que, agora, precisam se deslocar até a agência Campos, no centro do município, para buscar sua correspondências e produtos afins. Segundo os Correios, não só a de Farol, mas todas as 24 Agências de Correios Comunitárias de Campos tiveram o contrato encerrado este mês. A Prefeitura informou que a atual “realidade financeira impossibilita o município de manter sozinho o funcionamento das agências”.

De acordo com uma funcionária da agência de Farol, que não quis se identificar, as encomendas que ainda se encontravam na AGC até esta quarta (28) já foram encaminhadas para a sede dos Correios, no Centro. “São 35 mil moradores em Farol. Boletos, encomendas e, agora, tudo terá de ser retirado nos Correios do Centro. O povo está revoltado com isso. Ninguém sabe quem mandou fechar e tiraram as mercadorias”, contou.
A funcionária, que tem 24 anos de Prefeitura e 15 de Correios, explicou que outras agências também foram fechadas. “A gente faz o máximo possível para trabalhar bem, nunca tive problema e, de repente, vê o trabalho acabar. Também fecharam as agências de Baixa Grande, Mussurepe, São Martinho, Morro do Coco e de outros lugares distantes da área central. Funcionários foram pegos de surpresa. Fomos avisados apenas que era para desocupar a agência. Temos que receber, pelo menos, o mês trabalhado. Merecemos respeito”, pontuou a mulher, que disse ser contratada por RPA e prestar serviço para os Correios, em Farol, há 35 anos.
Resultado de imagem para foto correios
Foto: Exame-Abril.com
Em nota, os Correios informaram que, na última terça-feira (27), a Prefeitura de Campos decidiu por não renovar os contratos a estatal e encerrar as atividades das Agências de Correios Comunitárias (AGCs) instaladas no município. Foram fechadas as 20 unidades que estavam com o contrato vencido e ficou decidida a antecipação de fechamento das quatro agências que ainda estão com o contrato vigente.
Conforme a nota, “a princípio, toda a carga que os Correios encaminhavam às agências comunitárias ficará disponível na AC Campos, localizada na Praça Santíssimo Salvador, 53, no Centro”. Ainda de acordo com os Correios, houve uma tentativa de negociação com a Prefeitura durante meses antes de o contrato ser encerrado, este mês.
“Mesmo após o contrato expirar, os Correios decidiram autorizar que as unidades comunitárias continuassem funcionando normalmente, enquanto perdurassem as negociações com a Prefeitura para a renovação dos instrumentos contratuais das Agências de Correios Comunitárias de Campos dos Goytacazes. Porém, as Agências Comunitárias funcionam em locais definidos pela Prefeitura e com funcionários de responsabilidade da Prefeitura, cabendo a ela decidir sobre a manutenção ou o fechamento dessas unidades”.
Resultado de imagem para foto prefeitura de Campos
Foto: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
A Prefeitura de Campos também se manifestou por meio de nota: “Diante da proposta de privatização dos Correios, que tem o monopólio do serviço postal no país, o Município busca sensibilizar a empresa federal para retomada do serviço à população. Os Correios encerraram o contrato neste mês de agosto. A nova realidade financeira do município o impossibilita de manter sozinho o funcionamento das agências neste momento. Todas as 24 agências foram atingidas pela medida” concluiu.
Por: VIRNA ALENCAR 
Folha 1

Deixe uma resposta