Morre Peter Fonda, estrela de ‘Easy rider — Sem destino’

Irmão da atriz Jane Fonda tinha 79 anos e sucumbiu a um câncer no pulmão.
Peter Fonda, em 2004, no Festival de Cinema de Berlim Foto: Andreas Altwein / EFE
Peter Fonda, em 2004, no Festival de Cinema de Berlim Foto: Andreas Altwein / EFE
Peter Fonda (à direita) e Dennis Hopper em cena de “Easy rider — sem destino” Foto: Divulgação

Embora Peter nunca tenha alcançado o status de seu pai ou mesmo de sua irmã Jane, o impacto de “Easy Rider” foi o suficiente para sedimentar seu lugar na cultura popular americana. Ele colaborou com outro jovem ator, Dennis Hopper, no roteiro sobre dois motociclistas traficantes de maconha em uma viagem pelo sudoeste e o sul dos EUA. No caminho, os personagens de Peter e Hopper fazem amizade com um jovem advogado alcoólatra — Jack Nicholson, em um papel de destaque — mas provocam os conservadores “rednecks” e são assassinados antes que possam voltar para casa.

Peter foi indicado ao Oscar pelo roteiro de “Easy rider” e por seu papel como um apicultor em “O ouro de Ulisses” (1997), mas nunca conquistou a cobiçada estatueta dourada. Mas ele ganhou um Globo de Ouro em 2000 pelo telefilme “The passion of Ayn Rand”. Peter foi casado três vezes. Sua esposa última esposa foi Margaret DeVogelaere.

Mais recentemente, o ator interpretou Mephistopheles no “Motoqueiro Fantasma” (2007) de Nicolas Cage e um motociclista, pela enésima vez em sua carreira, na comédia de John Travolta e Tim Allen “Motoqueiros selvagens” (também de 2007).

Em 'Sem destino' (1969), de Dennis Hopper, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper), dois hippies motoqueiros, finalizam uma venda de drogas no sul da Califórnia e decidem cruzar o país em busca de verdade espiritual. O filme é considerado um marco da contracultura, explorando as tensões dos EUA daquela época Foto: Divulgação
Em ‘Sem destino’ (1969), de Dennis Hopper, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper), dois hippies motoqueiros, finalizam uma venda de drogas no sul da Califórnia e decidem cruzar o país em busca de verdade espiritual. O filme é considerado um marco da contracultura, explorando as tensões dos EUA daquela época Foto: Divulgação

Peter nasceu em Nova York em 1940, e tinha apenas 10 anos quando sua mãe, Frances Ford Seymour, morreu. Ele teve um relacionamento distante com seu pai, mas disse que eles se aproximaram ao longo dos anos antes de Henry morrer, em 1982.

Sua carreira no show business começou na Broadway com o papel de soldado do Exército em “Blood, Sweat e Stanley Poole”. Ele recebeu o Daniel Blum e o New York Drama Critics Award como o jovem ator mais promissor de 1961. Sua estreia no cinema veio com “Artimanhas do amor”, filme de 1963 com Sandra Dee. Ele antecipou seu futuro papel icônico em “Easy rider” com “Os anjos selvagens”, de Roger Corman, filme de 1966 em que ele interpretou o motociclista Heavenly Blue.

Num comunicado à parte, Jane Fonda disse: “Estou muito triste. Ele era meu irmãozinho de coração doce. O falador da família. Eu tive um bom tempo sozinho com ele nestes últimos dias. Ele nos deixou rindo.” Peter Fonda deixa esposa e dois filhos, Bridget e Justin.

Deixe uma resposta