Motoristas de vans fecham acesso à ponte General Dutra durante protesto
O trânsito na área central de Campos ficou engarrafado em diversas ruas. O motivo foi a manifestação dos permissionários de vans, que não estão aceitando que os carros comecem a operar sem o sistema de bilhetagem, que ainda não está implantado. Segundo eles, os usuários vão preferir utilizar os ônibus, para pagar apenas uma passagem, já que os ônibus podem levar os passageiros até o Centro da cidade e as vans só irão até os terminais de integração.
O acesso à Ponte General Dutra foi fechado, por volta das 17h30, só sendo liberado às 18h35. A pista sul da Ponte Alair Ferreira, também chegou a ser fechada, sendo liberada às 18h38.
Alex Matos, permissionário da linha Ururaí, disse que se os ônibus estiverem cheios e as vans vazias, que eles vão impedir a passagem dos coletivos.
— Nós vamos parar tudo, nem ônibus nem van vai circular, nós vamos fechar os acessos — disse Alex, referindo-se aos acessos aos distritos.
O marceneiro Joilson dos Santos Ferreira, de 56 anos, que ficou mais de quarenta minutos parado no acesso à ponte, não concorda com a forma de protesto escolhida pelos permissionários. “Eles não poderiam reivindicar sem obedecer as leis, minha família está me esperando em casa, eles poderiam protestar, mas sem ferir o meu direito de cidadão de ir e vir”, disse.
Nessa quarta (14), os permissionários fecharam a Avenida Alberto Torres, esquina com Conselheiro José Fernandes, também causando congestionamentos no Centro.
Em nota, a prefeitura de Campos disse que “realizou licitação e está promovendo uma completa reformulação no sistema de transporte público do município. Todos puderam participar da licitação e acompanham o projeto há um ano, onde sempre ficou explícito que seria um sistema integrado, onde vans e micro-ônibus farão o trajeto dos distritos até o terminal e, os ônibus, do terminal até o Centro e demais bairros. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) começou a entregar as primeiras ordens de serviço dos permissionários aptos do sistema alimentador de transporte (vans e micro-ônibus habilitados) para o início da operação, neste fim de semana e na próxima segunda-feira (19). Esta é mais uma fase da implantação do Mobi Campos, o novo sistema de transporte público do município”.
Folha 1