Relembrando os áureos e bons tempos das manhãs dominicais campistas, Paraíba vai receber regatas
Quem gosta de esporte terá uma programação especial na próxima terça-feira, dia do padroeiro de Campos, quando acontece a prova da Regata São Salvador, que vai reunir cerca de 40 atletas do projeto Rema Campos. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME). Os barcos saem do Cais da Lapa e a largada será, às 9h, em frente à praça do Santíssimo Salvador. Segundo o coordenador do evento, Dimisson Nogueira, a prova terá duas categorias: juniores e infantil.
Durante anos, as competições de remo envolvendo os clubes campistas: C.R. Campista, C.R. Saldanha da Gama e C.R. Rio Branco, todos com sede na Av: 15 de Novembro (Beira Rio), faziam parte do calendário esportivo da cidade e assim como as tradicionais provas ciclísticas de São Salvador (06/08), atraiam grande público para assistirem ao lado de familiares, as disputadas competições matinais de domingo. Mas infelizmente, com o passar do tempo, contribuído com a deterioração do gigante Paraíba do Sul, os clubes não conseguiram acompanhar a evolução do esporte, como a renovação de seus barcos por exemplo e o Saldanha da gama, chegou a ver sua sede vendida na Beira Rio, vindo a se transformar em um shopping Center e deslocada para bem longe do Centro da cidade.
As irmãs Kethelen e Shayni Soares Carvalho, 16 e 17 anos, respectivamente, treinam três vezes por semana, no rio Paraíba do Sul. Elas vão participar pela primeira vez da Regata São Salvador. “Estou muito ansiosa. Estou treinando há três meses no projeto Rema Campos, mas já faço futsal e vôlei. Acho que o esporte é muito importante para a formação, além de nos dá disciplina e oportunidade de crescer”, destacou Kethelen, que também faz parte do Projeto Guarda Mirim da Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
— Fico muito feliz de ver a cidade respirando esporte por todos os lados. No dia do padroeiro não será diferente, teremos a Regata São Salvador, a 75ª prova ciclística São Salvador e a apresentação da Semana da Capoeira. Dois dias depois teremos a abertura da terceira edição dos Jogos Estudantis de Campos, que vai reunir cerca de 70 escolas e quase cinco mil alunos. Como se vê, o município respira esporte. Estamos acompanhando o envolvimento dos estudantes e dos profissionais, neste processo de treinamento, tirando as crianças e adolescentes e melhorando a qualidade de vida — explicou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.
Foto: G1
Outra competição tradicional no dia do padroeiro é a Prova Ciclística de São Salvador, que chega neste ano a sua 75ª edição. Cerca de 250 ciclistas já confirmaram presença. A largada está marcada para às 7h avenida Alberto Torres, em frente à praça do Liceu. O presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Rocha, ressalta que os atletas terão que fazer o percurso de 3.650 metros, passando ainda pela avenida Alberto Torres, avenida 28 de Março, rua Tenente Coronel Cardoso e avenida Dr. Hélion Póvoa.
A competição terá a participação de atletas de várias cidades da região e de outros estados. O ciclista Alexandre Barbosa Flávio, 50 anos, morador de São Francisco de Itabapoana, já vem treinando para mais uma participação na prova. “Eu comecei a praticar o esporte há seis anos, por recomendação médica. Me apaixonei pelo esporte e há três anos já participo das provas. Este ano já participei de duas provas, no Espírito Santo e a prova do Fundão”.
(A.N.)
Folha 1
RANOTÍCIAS