Queda dos índices de violência em todas as áreas da 6ª Risp com sede em Campos

Foto: Rogério Azevedo
Todas as áreas que fazem parte da 6° Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Campos, tiveram redução nos índices de violência no primeiro semestre de 2019, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) e apresentado na tarde desta quarta-feira (31). Segundo o órgão, esta é a segunda vez que isto acontece desde que começou a ser realizada a medição dos indicadores estratégicos para o sistema de metas estabelecido pela Secretaria de Segurança do Estado, há 10 anos. A primeira vez também foi realizada pela 6ª Risp, no 1º semestre de 2015. O comandante do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Marco Aurélio Vollmer, e o diretor do 6º Departamento de Polícia de Área, delegado Geraldo Rangel destacaram o trabalho em conjunto pelos resultados alcançados.
Os dados deste ano mostram que o número de mortes violentas caiu em 32%, o de roubo de veículos teve queda de 35% e os roubos de rua caíram 16% nas áreas integradas de Campos, Macaé, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, em relação ao mesmo período do ano passado.
Resultado de imagem para foto do coronel Marco Aurélio Vollmer
— A Polícia Militar e a Polícia Civil estão trabalhando de forma coesa, em perfeita harmonia, pelo menos na nossa região. Isso é fundamental para esses resultados que tivemos. No 1º semestre de 2018, nós estávamos sob intervenção federal. Então a gente tinha também as Forças Armadas e a Força Nacional, uma estrutura bem maior da que temos hoje. Naquele momento foi fundamental, mas é importante observar o empenho que está sendo feito agora das nossas equipes — afirmou o coronel da PM Marco Aurélio Vollmer.
O diretor do 6º Departamento de Polícia de Área, delegado Geraldo Rangel, destacou o trabalho de investigação da Polícia Civil nos crimes de homicídio.
Coletiva de imprensa na sede da Risp
— É um tipo de crime que muitas vezes não dá para evitar, mas a partir do momento que há a investigação, que há um inquérito policial concluído com êxito, há representação por prisão cautelar, isso faz com que os índices diminuam. A letalidade violenta em toda Risp, mas principalmente nas áreas de Campos e Macaé onde há o maior número dos casos, nesses casos houve um trabalho muito intensificado das delegacias — ressaltou Geraldo Rangel.
Organização – As Regiões Integradas de Segurança Pública, segundo o ISP, objetivam a articulação territorial regional, no nível tático, da PCERJ com a PMERJ. O Estado do Rio de Janeiro está dividido em sete RISP, duas na capital, e as outras na Baixada Fluminense, Niterói-Região dos Lagos, Sul Fluminense, Norte-Noroeste Fluminense Noroeste e Região Serrana. Criado em 2009, o Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados é um modelo de gestão por desempenho, que tem como principal objetivo desencadear ações integradas de prevenção e controle qualificado do crime e estabelecer as metas para a redução da incidência dos Indicadores Estratégicos de Criminalidade em todo o estado do Rio de Janeiro.

Por: CAMILLA SILVA 

Folha 1

Deixe uma resposta