Pela primeira vez na história, aconteceu um transplante (órgão) de ouvido

Médico sul-africano é pioneiro ao realizar o primeiro

transplante de ouvido.

O médico sul-africano Mashudu Tshifularo, ao lado da sua equipe do Instituto Sul-Africano de Audição, foi pioneiro ao realizar pela primeira vez no mundo um transplante de ouvido.

procedimento cirúrgico, que foi realizado no dia 13 de março deste ano, permitiu que um homem de 35 anos voltasse a ouvir após perder a audição em um acidente quase fatal. A operação durou cerca de uma hora e meia para ser concluída, e foi realizada no Hospital Acadêmico Steve Biko, da Universidade de Pretória.

Para a realização deste procedimento, o médico utilizou a tecnologia de impressoras 3D para reconstruir os ossos do ouvido que foram quebrados no trauma. Foram recriados a bigorna, o martelo, o estribo e os ossículos, que compõe a parte interna do ouvido do paciente.

Após o sucesso da cirurgia, ela vem sendo apontada como uma solução de longo prazo para a perda auditiva condutiva. O professor Thifularo passou os últimos dez anos estudando a perda auditiva condutiva e, nos últimos dois anos, começou a estudar o uso da tecnologia de impressão 3D.

A cirurgia pode ser realizada em pessoas de qualquer idade, até mesmo recém-nascidos, e cura a surdez causada por dano físico, infecção generalizada, defeitos congênitos e doenças metabólicas.

Fonte: Razões Para AcreditarCatraca Livre e Governo Sul-africano

Por: Isabela Alves

 

Deixe uma resposta