Pela primeira vez na história, aconteceu um transplante (órgão) de ouvido
Médico sul-africano é pioneiro ao realizar o primeiro
transplante de ouvido.
O médico sul-africano Mashudu Tshifularo, ao lado da sua equipe do Instituto Sul-Africano de Audição, foi pioneiro ao realizar pela primeira vez no mundo um transplante de ouvido.
O procedimento cirúrgico, que foi realizado no dia 13 de março deste ano, permitiu que um homem de 35 anos voltasse a ouvir após perder a audição em um acidente quase fatal. A operação durou cerca de uma hora e meia para ser concluída, e foi realizada no Hospital Acadêmico Steve Biko, da Universidade de Pretória.
Para a realização deste procedimento, o médico utilizou a tecnologia de impressoras 3D para reconstruir os ossos do ouvido que foram quebrados no trauma. Foram recriados a bigorna, o martelo, o estribo e os ossículos, que compõe a parte interna do ouvido do paciente.
Após o sucesso da cirurgia, ela vem sendo apontada como uma solução de longo prazo para a perda auditiva condutiva. O professor Thifularo passou os últimos dez anos estudando a perda auditiva condutiva e, nos últimos dois anos, começou a estudar o uso da tecnologia de impressão 3D.
A cirurgia pode ser realizada em pessoas de qualquer idade, até mesmo recém-nascidos, e cura a surdez causada por dano físico, infecção generalizada, defeitos congênitos e doenças metabólicas.
Fonte: Razões Para Acreditar, Catraca Livre e Governo Sul-africano
Por: Isabela Alves