Menor temperatura dos últimos vinte anos, deve atingir Campos e região nesta terça-feira

Apesar de ensolarado, o dia promete ter a mais baixa temperatura de 2019 até aqui e também a menos dos últimos vinte anos não só em Campos, mas em toda a região.

Resultado de imagem para foto de pessoas passando frio em Campos dos Goytacazes

Foto: G1
O frio não dará trégua em Campos e região, pelo menos até sexta-feira (12). De acordo com o técnico em meteorologia Carlos Augusto Souto, as temperaturas mínimas podem variar entre 13°C e 15°C durante a noite, neste período. Em Campos, nesta terça-feira (9), a temperatura mínima será de 12°C e máxima de 22°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o professor de Meteorologia Agrícola José Carlos Mendonça, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a marca de 10°C foi a menor temperatura registrada na cidade nos últimos 20 anos.
— Para os padrões do nosso município, são temperaturas baixas e frias, mas nós entendemos como estabilizadas. No sábado, as temperaturas tendem a subir, porque a massa de ar frio vai perdendo força. É algo comum neste período do ano, com semanas mais quentes e semanas muito frias — disse o meteorologista Carlos Augusto Souto.
De acordo com José Carlos, a massa de ar polar já passou pela região e agora segue para o Espírito Santo. Ele contou que até a próxima sexta-feira as temperaturas mínimas tendem a aumentar. “Essa frente fria chegou com uma massa de ar polar, que já passou e segue para o Espírito Santo. Agora levará alguns dias para a temperatura mínima voltar ao normal. As frentes frias são normais para o período, mas essa massa de ar polar não tem previsão de voltar para a nossa região”, disse.
Em São Fidélis, a previsão também é de temperaturas baixas, com mínimas entre 12°C e 13°C durante a noite e máxima de 22°C. Em São João da Barra, as temperaturas seguem a mesma linha, com máximas não ultrapassando os 23°C. Em São Francisco de Itabapoana, as temperaturas permanecem estáveis com mínima de 11°C durante a noite e máxima de 22°C.
Resultado de imagem para pessoas trabalhando no frio em Campos dos goytacazes[
Foto: PMCG
Para quem trabalha na rua, esse frio é um desafio e tanto. O vendedor Raphael Silva, de 29 anos, disse estar difícil acordar cedo. Ele acorda às 05h30 todos os dias e conta como tem feito para aliviar essas manhãs geladas.
—Eu estou dormindo com duas blusas e duas meias, além da calça grossa que ajuda a aquecer.O jeito, é ficar com os vidros do carro fechados e ingerir alimentos quentes para aliviar Hoje fui trabalhar da mesma forma e quero logo chegar em casa, tomar um banho quente e me aquecer com um bom café— disse Raphael.
O estado do Rio de Janeiro chegou a registrar temperatura negativa no início da manhã desta segunda-feira. No Parque Nacional de Itatiaia, às 6h, a temperatura era de -8,1ºC, a menor do estado neste ano. Às 2h, a temperatura já havia batido recorde, quando chegou aos -7,4°C, segundo Inmet.
Por: CATARINE BARRETO 
Folha 1
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta