Vasco x Internacional

Andrey abriu o placar para o Vasco no duelo contra o Inter (Foto: Alexandre Neto/Photopress/Lancepress!)
A vida de Andrey no Vasco não tem sido fácil em 2019. Destaque no ano passado, o volante ficou na “geladeira” com Alberto Valentim e pouco atuou na atual temporada. O cenário, porém, começa a mudar de figura. Após pressão e cobrança de Vanderlei Luxemburgo, o jogador abriu o placar na vitoria cruz-maltina por 2 a 1 contra o Internacional e foi um dos destaques em campo.

– O Andrey fez um grande campeonato no ano passado. Uma temporada boa. Você vê o que o Andrey jogou. Mas eu não vejo o que ele jogou. Eu vejo o que ele tem feito. Andrey passou de 13% de percentual de gordura para 11%. Você vê que ele está bem diferente de quando eu cheguei. Falei para ele: “vou cobrar de você, camarada”. Ele e outros jogadores entraram num processo. Aqui é Vasco, não dá para ficar mais ou menos – disse o treinador.

O jovem de 21 anos deixou boa impressão. Dos 12 jogos que fez no ano, ele foi titular em apenas quatro. Em 17 oportunidades Andrey ficou apenas no banco. O Vasco tem 32 partidas no total. O volante foi escolhido como titular por conta da suspensão de Lucas Mineiro, que tem sido titular absoluto mesmo com a queda brusca de rendimento e as contestações da torcida.

– Claro que jogar com três volantes, para quem é da posição, é melhor. Sempre tem um a mais para ajudar. O Luxemburgo decide qual o momento certo. O importante é a equipe estar pronta. Ele vem conversando muito comigo, ajuda no extra-campo. Fico feliz de ter feito o gol. Tomara que seja uma retomada – disse Andrey na zona mista.

A disputa na faixa do meio-campo, inclusive, tem sido acirrada e é um dos setores com mais mudanças no time. Com o trio formado por Marcos Júnior, Raul e Andrey, Luxemburgo pode ter encontrado a formação ideal. O Cruz-Maltino, além de Lucas Mineiro, tem ainda Fellipe Bastos e está no mercado em busca de outras opções. Bruno Gomes , Caio Lopes e Bruno Ritter são alternativas da base.

Apoio e conversas

No primeiro treinamento que teve à frente do Vasco, Vanderlei Luxemburgo dedicou alguns minutos de conversa para Andrey. A proximidade parece ter se mantido. O treinador procurou saber a situação do volante, que é cria de São Januário, desde o início. Com contrato até dezembro de 2021, o jogador era visto como um dos mais valorizados do elenco. No início do ano, o Vasco chegou a recusar propostas de Bordeaux (FRA) e Sampdoria (ITA).

– Ele vem cobrando muito o extra-campo. Tenho trabalhado para fazer o que ele me pede. O Luxemburgo me pediu para jogar com alegria, responsabilidade, ele diz que tenho talento, mas tenho que desempenhar meu futebol. Tenho que ser alegre, ousado, jogar para frente. Tenho que agradecer a moral – avaliou o jogador.

Resultado de imagem para Foto do goleiro Fernando Miguel

Foto: Tribuna do Norte

A primeira vitória do Vasco no Campeonato Brasileiro, contra o Internacional, por 2 a 1, marcou também o retorno do goleiro Fernando Miguel ao time vascaíno. Lesionado desde o dia 24 de abril com um problema na panturrilha direita, o camisa 1 teve a volta muito comemorada pelos torcedores. Em vídeo dos bastidores da partida postado pelo Vasco, o arqueiro toma a palavra antes da bola rolar. Ele foi o capitão da equipe nesta partida e é considerado um dos líderes do elenco.

– Antes de mais nada, usar a faixa de capitão é uma honra para mim. Colocar essa faixa num clube como o Vasco, que possui uma imensa tradição, é algo incrível e bastante especial, mas não podemos esquecer valorizar todos os outros líderes que temos nesse elenco, casos do Pikachu, do Werley e do Castan. Todos são jogadores que possuem imensa capacidade e são tão importantes quanto eu. Hoje estou com a faixa, mas muitos outros também podem exercer a função – afirmou.

Mas o placar não foi suficiente para tirar o Vasco do desconforto da zona do Z4, ele apenas deixou a lanterna e se encontra agora em 18° lugar com 6 pontos na classificação.

Os dois últimos colocados passaram a ser: Avaí em 20° e CSA em 19°.

O Vasco, ainda na zona de rebaixamento, volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h15, novamente em São Januário. O rival é o Ceará. O Inter, quinto colocado, joga um dia antes, às 21h30, no Beira Rio, onde recebe o Bahia.

Por: Luiza Sá

LANCE

RA NOTÍCIAS