Junho Vermelho: coleta itinerante de sangue começa no próximo dia 10

Unidade móvel do Hemocentro

Unidade móvel do Hemocentro / Supcom

Está confirmado, para a próxima segunda-feira (10), o início da coleta itinerante de sangue do Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado (HFM), no mês de junho. O trabalho começa pela Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, e se estende até o dia 29, na Igreja Adventista do Parque Califórnia, com um total de sete pontos e passagens por outros três municípios: Itaocara, no Noroeste, e Quissamã e São João da Barra, no Norte Fluminense.

Ainda segundo Luciano, este mês é realizada em todo Brasil a campanha “Junho Vermelho”, com o movimento “Eu Dou Sangue”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do ato. “Essa conscientização é fundamental para os bancos de sangue e hemocentros, a maioria enfrentando baixa adesão”, explica.
— No dia 10, começamos as triagens e coletas às 8h e permaneceremos até as 15h. Precisamos de doações de todos os tipos sanguíneos, e esta é mais uma oportunidade de as pessoas demonstrarem solidariedade e praticarem esse ato de amor ao próximo — incentiva o gerente administrativo do Hemocentro, Luciano Costa.
Para doar, basta levar a identidade, apresentar boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, mas não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos precisam ir com o responsável legal. O intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 para mulheres.
Além da unidade móvel, as doações podem ser feitas na sede do Hemocentro, no HFM, na Rua Rocha Leão, 2, no bairro do Caju, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h.
 (A.N.)
Folha 1

Deixe uma resposta