Segunda fase da licitação do transporte alimentador acontece no Trianon
A segunda fase da licitação do transporte alimentador coletivo de Campos, que será feito por vans e micro-ônibus, está sendo realizada nesta quarta-feira (29), no Teatro Trianon. Nesta etapa, estão sendo abertos os envelopes B, que contêm documentos de habilitação, para verificar se os licitantes estão aptos. A primeira fase foi realizada no dia 26 de abril, quando foram recebidos os envelopes A. No total, 351 licitantes participam da segunda fase. A análise é feita pela Comissão de Licitação.
O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Felipe Quintanilha, explicou que os licitantes apresentam dois envelopes, o A e o B. O envelope A, que contém documentos de qualificação técnica, já recebeu a sua classificação no dia 29 de abril. Até meados de junho, será encerrada a etapa de licitação e, em seguida, começará a implementação do sistema que, segundo Quintanilha, será feita de forma gradativa.
— Cada um vai rubricar seus documentos, e será divulgada, nos próximos dias, a habilitação jurídica. Com a divulgação do resultado final, nós saberemos quem vai estar classificado. Assim, realizaremos o sorteio e a distribuição das linhas para que (o novo sistema) seja posto em operação. Nós estamos na fase final da licitação — contou o presidente.
Quintanilha também explicou que o processo teve início há quase um ano. A primeira audiência pública, com a apresentação do projeto, foi no dia 4 de julho de 2018, na Câmara de Vereadores. Depois do período eleitoral, foram realizadas mais nove audiências públicas espalhadas por todo o município.
— Encaminhamos o projeto de lei que criou o sistema para Câmara Municipal. Todos os vereadores, tanto do governo quanto de oposição, aprovaram a lei no final do ano, e, no início de 2019, nós publicamos o edital de licitação. São 45 dias de publicação. É um longo prazo. Uma vez cumpridos os prazos legais, realizamos, em abril, a primeira fase da licitação e abrimos os envelopes de qualificação, de pontuação técnica. Levamos cerca de 25 a 30 dias para publicar os resultados e cumprir os recursos da publicação. Cerca de dez dias atrás, nós publicamos o resultado final da habilitação técnica. Estando ok, nós publicamos “Habilitado” ou “Não habilitado”, e começa a fase final, na qual distribuiremos as linhas para que, ainda no mês de junho, tenha início a operação – finalizou Felipe.
Por: MARIA LAURA GOMES
Folha 1