Moro diz que vai disponibilizar vagas em presídios federais para chefes de massacre em presídios do AM
Governo do Estado pediu transferência de detentos
para outros Estados após mais de 50 mortes em menos
de 48 horas.
Movimentação no entorno de complexo com presídios em Manaus — Foto: Ive Rylo/G1 Amazonas
O Ministro da Justiça Sergio Moro disse, que o governo federal vai disponibilizar vagas em presídios federais para quem comandou o massacre que envolveu quatro presídios de Manaus em menos de 48 horas. Mais de 50 detentos morreram entre o domingo (26) e a segunda-feira (27) na capital amazonense.
Na segunda, o governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou pedido à Brasília de transferência dos presos para unidades de segurança máxima do país. O número de responsáveis pelo massacre não foi divulgado.
“As forças de segurança fizeram uma revista nas unidades prisionais. A recontagem dos presos separaram aqueles detentos que estavam ameaçados de morte – que eram pelo menos uns duzentos. E já identificaram os mandantes desses crimes. Já pedi para o Governo Federal que eles sejam encaminhados para presídios de segurança máxima”, afirmou o governador Wilson Lima.
Além da possível transferência de presos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviará uma Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para atuar dentro das unidades prisionais. Há mais de dois anos, homens da Força Nacional atuam nos entornos dos presídios – a medida foi tomada logo após o massacre de mais de 60 presos no Compaj, em janeiro de 2017.
Brigas entre detentos deixam 55 mortos entre domingo e segunda — Foto: Rodrigo Cunha e Roberta Jaworski
Por G1 AM