RJ DEVE SE PREPARAR PARA CHUVA VOLUMOSA ENTRE TERÇA (14) E QUARTA-FEIRA (15)
Segundo a Defesa Civil, a região Serrana do RJ “está inserida no contexto de maior risco geológico do país” pelo risco de deslizamentos do solo.
Além da passagem de uma frente fria, uma área de baixa pressão atmosférica se forma na costa do Rio de Janeiro e deixa o tempo fechado, com previsão de chuva forte durante os próximos dias.
O tempo começa a ficar nublado, e a chuva pode vir forte, acompanhada por intensas rajadas de vento começando na terça-feira (14) a noite, onde os acumulados começam a ser mais expressivos e já são previstos 30mm.
Na quarta-feira (15) os ventos úmidos do mar mantém a chuva constante no Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo, com volumes elevados e potencial para transtornos. Em áreas do Rio de Janeiro são previstos volumes ainda maiores, em torno dos 70mm.
Região Serrana do RJ em estado crítico
De acordo com o plano de contingência da Defesa Civil, a região Serrana “está inserida no contexto de maior risco geológico do país”, com 21,6% dos casos correspondendo a deslizamentos do solo. O drama que muitas famílias vivem nos períodos de forte chuva é evidenciado em números: em 60% dos casos deste tipo, há perdas humanas, de acordo com o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro.
Petrópolis possui 234 áreas de risco alto e muito alto, de acordo com o último levantamento do Plano Municipal de Redução de Riscos. Esse número equivale a 18% do território no município. Ou seja, aproximadamente 47 mil pessoas fazem parte desse cenário preocupante. Com um déficit habitacional de 12 mil casas, duas linhas de trabalho estão sendo desempenhadas: construção de unidades habitacionais e captação de recursos para execução de obras estruturais para contenção de encostas.
Por Redação
Tempo AGORA