TSE julga hoje Thiago Ferrugem vereador afastado de Campos
Thiago Ferrugem teve condenação confirmada pelo TRE / Antônio Leudo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incluiu na pauta de julgamentos desta terça-feira (7) o recurso do vereador afastado Thiago Ferrugem (PR), condenado por troca de votos por Cheque Cidadão na última eleição municipal. Assim como outros dez parlamentares eleitos em 2016, Ferrugem foi condenado na esfera eleitoral à perda dos direitos políticos e inelegibilidade de oito anos. A sentença foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em maio do ano passado. Com o esgotamento dos recursos em segunda instância, Thiago foi afastado do cargo.
Em nota, Ferrugem disse: “Confio no Poder Judiciário brasileiro e que as injustiças serão desfeitas no tempo certo”.
O TSE tem mantido o entendimento do Regional nos julgamentos em Brasília, mas após, ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). A condenação em primeira instância aconteceu no início de 2017. Em maio do ano seguinte, seu recurso foi julgado pelo TRE. Na ocasião, dois desembargadores – Nagib Slaibi e Herbert Cohn – votaram favoráveis à anulação do processo de Ferrugem e ao retorno à primeira instância, enquanto outros quatro seguiram o entendimento anterior em outros casos da Chequinho e mantiveram a condenação.
No início de julho seguinte, Ferrugem teve julgado e rejeitados, os embargos de declaração o que levou a seu afastamento, como aconteceu com Jorge Magal (SD), Vinicius Madureira (PRP), Jorge Rangel (PTB), Miguelito (PSL), Thiago Virgílio (PTC), Linda Mara (PTC), Ozéias (PSDB), Kellinho (Pros) e Roberto Pinto (PTC), além do primeiro suplente Carlinhos Canaã (PTC).
Por: Aldir Sales
Folha 1