Após diversas denúncias de invasões e prática de crimes na área do Parque Nacional da restinga de Jurubatiba, a Polícia Federal de Macaé, com o apoio do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), realizou nesta quarta-feira (24), uma operação para coibir a prática de crimes no local e firmar a presença do Estado nesta importante área de preservação ambiental federal.
Batizada como “Operação Presença”, a ação realizou várias diligências no interior do Parque, em conjunto com servidores do ICMBIO, bem como o mapeamento de casos e áreas vulneráveis, com o objetivo de conhecer a realidade do local e planejar ações de enfrentamento ao crime organizado que atua nas comunidades próximas à área federal e em alguns casos no interior do Parque.
A intenção é tornar esse trabalho permanente, com incursões rotineiras no local, com vistas a evitar danos à flora e à fauna, bem como às instalações do Parque e a seus servidores.
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, fica situado no norte do estado do Rio de Janeiro, englobando área de Macaé, Carapebus e Quissamã.
Possui 44 km de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico, sendo abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção.
Por: Bertha Muniz
Clique DIÁRIO