Reconstrução da Ponte do Marimbondo vai movimentar a APA do Itaoca
A reforma da Ponte do Marimbondo, demanda que faz parte das ações de valorização da Área de Proteção Ambiental (APA) do Itaoca, já está com 45% das obras concluídas. A previsão de entrega é ainda neste semestre. O serviço vai garantir que a antiga rota de acesso possa ser novamente utilizada pelos frequentadores do Morro do Itaoca, que recebe diariamente cerca de 150 pessoas em dias úteis e 500 nos finais de semana para a prática de esportes ao ar livre.
Atualmente, a reforma está em fase de execução das estacas e parte do tabuleiro foi iniciada. Posteriormente as vigas que compõem a mesoestrutura serão instaladas e, na fase final, serão instaladas as outras pranchas de madeira que compõe o tabuleiro.
A ponte de eucalipto tem 4,5 metros de largura por 45 metros de extensão. A obra é orçada em R$ 303.558,53.
— Assim como anteriormente, a ponte será utilizada para tráfego de bicicletas, motos, pickups e carros de passeio — explicou o secretário de infraestrutura e mobilidade urbana, Cledson Bitencourt.
O diretor de Turismo de Campos, Hans Muylaert, destaca que a reforma faz parte de iniciativas de fomento turístico do Itaoca. A estrutura caiu no ano passado durante fortes chuvas.
— Estamos seguindo o projeto antigo da ponte, para não destoar e descaracterizar a área, como foi pedido pelos frequentadores que entraram em contato conosco. A reforma da ponte e os eventos no Morro do Itaoca são só algumas das ações e melhorias que estão por vir — adianta Hans.
Por: (A.N.)
Folha 1