Um dos internos que fugiram nesta quarta-feira do Degase foi recapturado pela PM de Campos

Degase
Degase / Folha da Manhã
A Polícia Militar recapturou, na noite desta quarta-feira (10), no Parque Eldorado, em Guarus, um dos seis internos que fugiram, na madrugada, do Centro de Socioeducação (Cense) Professora Marlene Henrique Alves, unidade mantida pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) na RJ 158 (Campos-São Fidélis). Os internos serraram grades e escaparam com auxílio de uma “Tereza” (corda feita com lençóis amarrados).
Segundo a Polícia Militar, há a suspeita de que os fugitivos desta quarta-feira tenham rendido um casal na RJ 158 e roubado um carro. O veículo foi recuperado horas depois, abandonado em uma rua no Parque Santa Rosa, em Guarus. A Polícia Civil, no entanto, não confirmou se o assalto tem ligação com os internos que fugiram da unidade.
Em nota, o Degase informou que cinco dos fugitivos têm mais de 18 anos. “Será instaurada sindicância pela Corregedoria do departamento para apurar se houve falha de procedimento”, afirmou.
Histórico recente — Esse não é o primeiro registro envolvendo internos de unidades do Degase, em Campos. Em outubro do ano passado, dois adolescentes fugiram da mesma unidade após saírem dos alojamentos em direção à quadra, para uma atividade esportiva. À época, de acordo com o Degase, foi feita a comunicação ao Poder Judiciário e o registro na 134ª Delegacia de Polícia (Centro). O órgão explicou, ainda, que “a Corregedoria do Novo Degase também foi acionada para instaurar procedimento para apurar se houve falha de procedimento”.
Já o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), unidade que faz parte do Degase, registrou uma rebelião em dezembro de 2018. Dezenove internos da unidade, localizado na Pecuária, foram conduzidos à 134ª DP após funcionários do local informarem que teriam sidos ameaçados de morte por dois internos — um maior e outro menor de idade — no momento em que eles foram retirar os jovens da cela. Outros internos teriam reagido, quebrando cadeiras, tentando derrubar grades e investindo contra os agentes, mas ninguém ficou ferido. Três jovens, entre 18 e 19 anos, envolvidos no caso, ficaram presos: dois por danos ao patrimônio e um por ameaça.
O Degase é um órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela execução das medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade aos adolescentes em conflito com a lei, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Por: CATARINE BARRETO
Folha 1

Deixe uma resposta