Hospital João Viana precisa da ajuda da população em Campos
Campistas estão usando as redes sociais para pedir ajuda para o Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana. A instituição, sediada em Campos, atende a pacientes de 32 municípios da região. São 120 leitos, e, atualmente, 85 pessoas estão internadas. Para garantir o bom atendimento, a unidade conta com a ajuda da população. Segundo a diretora da unidade, Eliete Alves do Rosário, as pessoas ajudam frequentemente, com produtos de higiene e alimentos, entretanto, algumas coisas demandam ajuda específica e alguns produtos, por fazerem parte da dieta constante, sempre estão dentre os necessários.
Eliete contou que os colchões usados no João Viana são diferentes, mas quem tiver disponibilidade, pode entrar em contato com a unidade, saber da densidade correta da espuma e fazer a doação. Na própria unidade ele é preparado para ser posto em uso.
Além disso, segundo Eliete, o consumo de leite é grande, o que torna as doações do produto sempre bem-vindas, assim como as doações de lençóis, fronhas, roupas de banho e materiais de limpeza.
— Tem uma campanha pedindo lençol. Estamos precisando de lençóis de solteiro. Pode ser de qualquer cor e tipo. Esse material de hotelaria é muito usado, é muito lavado, então, estamos sempre precisando — disse a diretora, frisando que tem recebido muitas cestas básicas e alimentos em geral da comunidade, mas o leite é sempre necessário.
De acordo com Eliete, o hospital conta com uma equipe técnica que fornece um bom atendimento aos pacientes, garantindo muitas vezes o que parentes não têm condições de fazer, por falta de conhecimento ou estrutura. “Nós continuamos fazendo o nosso trabalho, fazendo todo o melhor possível para o paciente, lutando por aqueles que não têm ninguém a não ser a equipe do hospital. Nós, do hospital, agradecemos muito à essa população, que tem sido nossa parceira. Se não fosse a população a gente não estaria sobrevivendo”, agradeceu.
Quem tiver doações pode encaminhá-las diretamente ao Hospital João Viana, que fica na rua Antônio Alves Cordeiro, 81, no Parque Rosário, e funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
DANIELA ABREU
Folha 1