Vídeo: Rio de Janeiro em alerta máximo por conta da forte chuva que castiga os Cariocas neste momento.
Chuva forte alaga ruas, arrasta carros e deixa o Rio em estágio de atenção.
Um forte temporal alagou ruas em vários bairros do Rio e deixou a cidade em estágio de atenção, a partir das 18h35 desta segunda-feira (8). Sirenes foram acionadas em pelo menos 10 comunidades. Não há informação sobre feridos até o momento.
Segundo o Alerta Rio, da prefeitura do Rio, a previsão para as próximas horas é de chuva moderada/forte, “podendo ser muito forte em curto período de tempo”, acompanhada de raios e rajadas de vento em diferentes pontos da cidade.
Sirenes foram acionadas em pelo menos 10 comunidades. Além da capital, chuva causou alagamentos na Baixada e em outras cidades da Região Metropolitana.
Em algumas vias, como na Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico, a correnteza arrastou carros e deixou o trânsito caótico. O Rio Maracanã, na Tijuca, transbordou.
Carros debaixo d’água na Rua Jardim Botânico — Foto: Reprodução/Redes sociais
Registros de chuva entre 18h20 e 19h20:
- Jardim Botânico: 88 mm
- Copacabana: 67,2 mm
- Muda: 54,8 mm
- Tijuca: 41,4 mm
- Urca: 34,2 mm
- Cidade de Deus: 34,2 mm
Bolsões d’água:
- Ilha: Marquês de Muritiba
- Lagoa-Barra, altura Da Rocinha
- Avenida Borges De Medeiros, altura da Mário Ribeiro
- Avenida Epitácio Pessoa, altura do Corte do Cantagalo
- Avenida Epitácio Pessoa, altura da Vinicius de Moraes
- Rua Jardim Botânico, altura da Rua Professor Saldanha
- Rua Jardim Botânico, altura da Rua Pacheco Leão
- Rua Humaitá, próximo ao acesso do Rebouças
- Rua Real Grandeza, altura da General Polidoro
-
Transportes:
- Metrô, barcas e trens: operação é normal
- Ônibus: operação afetada por bolsões d’água
- Aeroportos: operação normal.
-
- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
- Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito;
- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;
- Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
- Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;
- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).
-
Árvore caiu na Rua Bolívar, em Copacabana — Foto: Redes sociais
Engarrafamento no Paulo de Frontin na direção do Rebouças — Foto: Marcos Serra Lima/ G1 Rio
Em Magé, choveu forte e alguns bairros ficaram alagados. Em São Gonçalo, ruas próximas do bairro do Colubandê ficaram alagadas e os motoristas tiveram dificuldades para passar. O temporal causou alagamento em Duque de Caxias, na pista sentido Juiz de Fora, na altura Reduc. A concessionária informou que o trecho tinha 2 quilômetros de retenção por volta das 16h.
Tempo instável em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Miguel Folco/G1Rio
Rios elevados e alerta da Defesa Civil.
A mudança do tempo acontece devido à influência de ventos em altos níveis da atmosfera, em conjunto com um sistema de baixa pressão no oceano.
Em alguns municípios existe a previsão de elevação dos rios, segundo o Inea: Magé, Silva Jardim, Nova Iguaçu, Belford Roxo.
A Defesa Civil recomenda que a população faça o cadastramento no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. O serviço é gratuito.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de risco de pancadas de chuva forte a moderada e com trovoadas entre esta segunda-feira e a manhã desta terça-feira (9). A temperatura máxima registrada nesta segunda chegou a 34,2ºC, na Vila Militar.Neste vídeo se pode ver a foça da água em determinado momento:Recomendações
O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas.
Por G1 Rio