Segundo o leitor que filmou a cena em frente ao Tênis Clube, o parapente teria saído do Morro do Itaóca, mais conhecido como Morro do Rato, e conseguiu se manter em voo até uma distância de pelo menos 12 km, entre o morro e o local da filmagem. Ronaldo Ferreira, conhecido como Ronaldo Parapente, é instrutor do esporte afirmou, após ter acesso ao vídeo, que o vento não era o ideal para voar do morro do Itaoca em direção a Campos.
Foto: Descubra Castelo
— É possível voar de uma cidade para a outra. O recorde do esporte é de mais de 500 km, então pode ser pessoas de outras rampas e, até de outro estado. Também ficamos curiosos e estamos tentando confirmar se foi um parapente mesmo, porque a imagem é bem distante, e de onde a pessoa é — explicou.
De acordo com o Climatempo, a velocidade do vento em Campos no domingo variou entre 7 e 18 km/h, com rajadas que podiam chegar a 23 km/h.
O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um esporte radical. A prática do voo de parapente no Morro do Itaóca é comum, porém geralmente a aterrissagem acontece próximo à BR 101, em uma área distante do Centro de Campos.
A Folha da Manhã entrou em contato com a Anac para saber sobre a fiscalização no município, mas até o momento nenhuma resposta foi enviada.
Por: Folha 1