Carrascos dos últimos Fla-Flus “à vera”, Luciano e Uribe buscam fama de algoz na semi da Taça Rio
Foto: GloboEsporte.com
Heróis dos clássicos recentes entre Flamengo e Fluminense com força máxima, atacantes “queridinhos” de Fernando Diniz e Abel Braga chegam como esperança de gols ao Maracanã
Por Thayuan Leiras e Thiago Lima — Rio de Janeiro
Fluminense e Flamengo decidem na noite desta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, uma vaga na final da Taça Rio – por ter se classificado em primeiro do grupo, o Tricolor tem a vantagem do empate. E dois atacantes que foram os carrascos dos últimos Fla-Flus com força máxima – sem contar o de domingo passado, em que o Flu jogou com os reservas – chegam como esperanças de gols para consolidar a fama de algoz no clássico.
Gol do Fluminense! Arrascaeta perde a bola, González toca, e Luciano marca, aos 47 do 2º
De um lado, Luciano. Artilheiro tricolor na temporada com 10 bolas na rede, o atacante fez o gol do triunfo por 1 a 0 que eliminou o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara (veja no vídeo acima). Vivendo grande fase, ele é um dos principais goleadores de todo o Brasil em 2019, empatado com Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, e só três gols atrás de Jefinho, do Potiguar, e de Gilberto, do Bahia.
Do outro lado, Uribe. O centroavante fez dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense no returno do Campeonato Brasileiro do ano passado (veja no vídeo abaixo), que manteve o Rubro-Negro na briga pelo título. Em 2019, ele estufou a rede quatro vezes, mesmo sem ser titular, e terá a dura missão de substituir Gabigol, goleador rubro-negro com oito e poupado por desgaste físico.
Os gols de Flamengo 3 x 0 Fluminense pela 29ª rodada do Brasileirão
Seja no Campeonato Carioca, na Copa do Brasil ou na Copa Sul-Americana, Luciano é o principal responsável pelos gols do Fluminense. O jogador, até agora, lidera o ranking de artilheiros tricolores em todos os torneios: são 10 gols em 15 jogos na conta do atacante em 2019.
O número de bolas na rede nesses primeiros três meses do ano já é superior à temporada de 2018 pelo Fluminense, quando chegou em junho e marcou cinco vezes em 24 partidas. Se repetir a fama de carrasco do Flamengo nesta quarta, Luciano alcançará a artilharia do estadual, atualmente ocupada pelo trio João Carlos (Volta Redonda), Maxwell (Resende) e Anderson Lessa (Bangu).
Artilheiro, Luciano tem sido o nome do Fluminense em 2019 — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC
Luciano em 2019
- Campeonato Carioca: 6 gols
- Copa do Brasil: 3 gols
- Copa Sul-Americana: 1 gol
Este será o terceiro Fla-Flu de Luciano, com uma vitória e uma derrota. Para ter mais triunfos no clássico, o atacante conta ainda com dois “auxiliares de luxo”: Yony González e Everaldo. Juntos, o trio de ataque já marcou 21 vezes e é responsável por mais da metade dos gols do Flu no ano.
A moral de Luciano é tanta, que sua vaga de titular sequer está ameaçada com a volta do artilheiro Pedro, que sofreu uma lesão grave no ano passado e está perto de retornar aos gramados. O atacante, que vem jogando como meia-atacante pela direita, tem a confiança de Fernando Diniz.
Média de um gol a cada quatro finalizações
Assim como Luciano, Uribe também foi contratado no meio do ano passado e rapidamente virou titular, marcando seis gols e sendo o vice-artilheiro do Flamengo no último Campeonato Brasileiro. Com a perna direita afiada, o colombiano terminou 2018 e começou 2019 em alta.
Com dois gols, foi o artilheiro na conquista rubro-negra da Flórida Cup – torneio amistoso nos Estados Unidos com São Paulo, Ajax (Holanda) e Eintracht Frankfurt (Alemanha). Perdeu espaço para Gabigol, mas continua sendo aproveitado nos jogos e já estufou as redes adversárias quatro vezes em 12 partidas, apenas cinco como titular – tem média de um gol a cada quatro finalizações.
Uribe passou de titular em 2018 a reserva em 2019, mas segue entrando e fazendo gols — Foto: Staff Images/Flamengo
Uribe em 2019
- Torneio da Flórida: 2 gols
- Campeonato Carioca: 1 gol
- Libertadores: 1 gol
Este será o quarto Fla-Flu de Uribe, o seu segundo como titular. Com duas vitórias e uma derrota no clássico, o colombiano também tem um “auxiliar de luxo” para continuar em vantagem no retrospecto: Bruno Henrique, atacante que já marcou seis gols e deu cinco assistências em 2019.
Mesmo na reserva, Uribe é um dos “queridinhos” de Abel Braga, que nunca escondeu nos bastidores sua admiração pelo atacante e tentou até encaixar Gabigol de lado inicialmente para não tirar o colombiano. Agora, ele terá uma brecha para voltar a mostrar serviço como titular.