Mar castiga litoral da Região e previsão de aproximação de ciclone deixa cidades em alerta para o final de semana
Desde o dia de ontem a maré vem subindo e castigando o litoral do Município de São joão da Barra. Nesta quinta-feira (21), o Pontal de Atafona, que à dezenas de anos vem sofrendo com a agressividade do avanço do mar, impôs a quem estava por lá, a triste visão da queda de parte do muro da tradicional residência de Soninha Ferreira, herdeira do falecido deputado Federal Alair Ferreira. No endereço por várias anos foi realizada a tradicional festa da Atafolia.
Esta foto havia sido feita horas antes de parte do muro desabar.
Água continua avançando no litoral de SJB / Sônia Ferreira
Antes da queda de parte do muro, pessoas incrédulas assistiam a fúria da natureza contra a impotente Praia sanjoanense.
Confiram nas imagens:
Mar continua avançando em Atafona / Victor Azevedo
Hoje, após instalarem um tipo de tapume no local, mais uma parte do muro desabou deixando entender, que a situação ainda deve piorar neste final de semana com a previsão da chegada de um ciclone no vizinho Espírito Santo.
Ontem também na Praia sanjoanense do Açu, onde está instalado o porto internacional do Açu, o mar invadiu o calçamento e deu início a destruição de obras que haviam sido realizadas recentemente pelo Governo Municipal.
Foto: Blog do Paulo Noel
Na cidade ao lado de São Francisco de Itabapoana, a situação é semelhante.
Só nesta tarde de sexta-feira (22) 15 árvores e três postes haviam caído em Guaxindiba, além de mais três, desse último, atingidos e com risco de queda.
Foto: Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana
A informação foi dada pelo Secretário Ilzomar Soares, acrescentando que técnicos da concessionária Enel (antiga Ampla) estão no local providenciando os reparos necessários e permanecerão de plantão todo o final de semana. Ele ainda acrescentou, pedindo para que pescadores e praticantes de esportes náuticos, não entrem no mar até o fim da tradicional ressaca.
Vejam imagens feitas nesta tarde de sexta-feira (22) na Praia de Guaxindiba no município vizinho de São Francisco, às 16h e postadas pelo colega Rui Uhlmann da Rádio 97 FM.
Nela pode-se ver o mar em efeito de ressaca, castigando o litoral da Praia sanfranciscana com a população inerte assistindo de forma impotente a agressão da natureza, que ainda promete mais agressividade neste final de semana no litoral do Estado vizinho, Espírito Santo e também no da Bahia, com ondas de até 2,5 metros. A previsão da chegada do ciclone no Estado vizinho, deixa a cidade de São Francisco em estado de alerta, por fazer, ela, divisa com o Espírito Santo.
Por: Ranoticias.com