Campos registra queda no número de homicídios em Guarus
Ao contrário do mês de Janeiro, que fechou com 21 em Campos, elevando em 50% o índice, em comparação com o mesmo período passado, quando foram 14 casos, a expectativa é de que fevereiro termine com números inferiores a 2018. Até o 22º dia do mês, a cidade contabilizou cinco casos de morte violenta, apenas dois deles na área de Guarus. No ano passado foram 21 casos em fevereiro, 18 deles no subdistrito, uma redução de 88,8% na estatística. Os dados foram baseados nos índices do Instituto de Segurança Pública (ISO), que foram divulgados nesta sexta-feira (22). O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Rodrigo Ibiapina afirmou que a redução nos números é resultado direto dos trabalhos que a Polícia Militar tem realizado no bairro, que já foi comparado à Síria em índices de sensação de insegurança e foi a única área do interior do estado a receber uma ação, dentro da intervenção militar, na Segurança Pública.
“Considerando o elevado número de homicídios registrados nos últimos anos na região de Guarus, o comando do 8°BPM iniciou desde o dia 1° de fevereiro a Operação ARES que já se encontra na fase III e que tem como objetivo a repressão ao tráfico de drogas e, consequentemente, a redução dos homicídios”, disse o comandante.
Ainda de acordo com nota divulgada pelo comando da unidade, mudanças estratégicas no policiamento, com base nos dados estatísticos tiveram como resultado em fevereiro 45 prisões e apenas dois homicídios.
“Cabe ressaltar que os números de homicídios verificados em fevereiro de 2019 representam uma redução de 87% em relação ao mês anterior e de 80% em relação à média do ano de 2018. Estamos caminhando para atingir, dentro da série histórica dos últimos 15 anos, o menor índice de homicídios na região de Guarus”, concluiu Ibiapina.
Por: Folha 1