Chuva altera rotina das buscas por vítimas da tragédia em Brumadinho
Início foi adiado, e equipe de bombeiros realiza operação a pé e com bote em trecho do rio Paraopeba. Bombeiros dizem que operação pode terminar sem resgate de todos os corpos.Bombeiros sobrevoam área atingida pela lama. — Foto: Tenente Coronel Anderson Passos/Corpo de Bombeiros de MG
Nesta manhã, os trabalhos começaram apenas por volta das 8h — normalmente, os helicópteros decolavam a partir das 6h30 — restritos a buscas a pé e em botes em um trecho do Rio Paraopeba, segundo o Corpo de Bombeiros.
A previsão do tenente Pedro Aihara é de que o maquinário volte a ser empregado no início da tarde desta segunda (4). A chance de serem encontrados sobreviventes é mínima, afirmou o tenente.
Por causa da chuva, bombeiros suspendem buscas em Brumadinho
Segundo o tenente coronel Anderson Passos, há risco para os bombeiros na principal área de buscas, chamada de zona quente, porque a perspectiva é de que o rejeito remanescente na barragem do acidente possa se desprender e se deslocar até o trecho de ação das equipes por conta da chuva.
Até agora, 120 corpos encontrados foram identificados. Há ainda 199 pessoas desaparecidas e outras 394 que foram localizadas com vida. Segundo a Polícia Civil, foi colhido material genético de 210 pessoas para ajudar na identificação de vítimas.
O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais na operação em Brumadinho, afirmou que a ação de resgate pode ser encerrada sem que todos os corpos dos 205 desaparecidos sejam localizados.
Trabalham no local mais de 454 homens e 14 cães farejadores, além de 9 máquinas retroescavadeiras e anfíbias e 12 aeronaves.
Desde sexta-feira (1º), quando o rompimento da barragem da Vale na Grande BH completou uma semana, a operação de resgate entrou numa nova fase e não tem data para acabar, segundo as autoridades.
No sábado (2), além das buscas, começaram as vistorias em barragens do estado e foi finalizada a 1ª estrutura de contenção no rio Paraopeba.
Números da tragédia
- 134 mortos confirmados – 120 identificados (veja a lista)
- 199 desaparecidos (veja a lista)
- 192 resgatados
- 395 localizados
Por: G1