FFERJ realiza festa de abertura do Carioca 2019 com participação do Americano de Campos

Resultado de imagem para fotos de Josué Teixeira técnico do Americano

Americano representado por Josué Teixeira na festa de abertura do Campeonato Carioca de número 113. A festa foi realizada nesta tarde de sexta-feira (18) nas dependências do Maracanã. O evento contou com a presença dos principais times que irão disputar a competição.

Competição, que completa 113 anos de existência, começa neste sábado (18).

Foto: FutRio

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) realizou na tarde desta sexta-feira (18), no Maracanã, a festa de abertura do Campeonato Carioca 2019. Na cerimônia, estavam presente 11 dos 12 técnicos dos times que irão participar da competição para a realização de um debate. Edson Souza, do Resende, foi o único que não compareceu.
Completando 113 anos de existência, o Campeonato Carioca terá Zagallo como homenageado, que acumula 10 taças do estadual como jogador e treinador, e é apegado históricamente com o número 13. O troféu de campeão da competição levará o nome “Mário Jorge Lobo Zagallo”.
O Campeonato Carioca começa neste sábado (19), com a disputa da tradicional Taça Guanabara, o primeiro turno da competição. As 12 equipes estão separadas em dois grupos. No A, estão Americano, Fluminense, Madureira, Portuguesa, Vasco e Volta Redonda. No B, Boavista, Bangu, Botafogo, Cabofriense, Flamengo e Resende.
Resultado de imagem para artes e fotos do Campeonato Carioca 2019
REGULAMENTO
Similar ao de 2018. Na Taça Guanabara, os times se enfrentam dentro dos grupos, em turno único. Os dois melhores de cada chave se classificam à semifinal – que acontecem em partida única e com os líderes dos grupos com a vantagem do empate. Na final, igualdade leva aos pênaltis. Na Taça Rio, os confrontos qualificatórios passam a ser com as equipes da outra chave, mas as regras de classificação e mata-mata se mantêm.
Os campeões dos dois turnos se classificam para a semifinal do Carioca, além das duas equipes de melhor campanha geral, considerando apenas as fases de grupos. Os cruzamentos acontecem em duelo único, com vantagem do empate e mando de campo para os campeões de turnos. Seguindo este molde, a final não contará com vantagem para nenhum dos lados. Em caso de empate em pontos e saldo de gols após dois jogos, os pênaltis definirão o campeão geral.
Há um segundo cenário possível, conforme alteração no regulamento para 2019: se o mesmo time for campeão dos dois turnos, este se classifica diretamente à decisão do campeonato e a semifinal será formada pelos dois times de melhor campanha na soma das etapas qualificatórias. Caso aconteça esta configuração, a semifinal será em confronto único, com vantagem do empate para o time mais bem colocado no geral. Já na decisão, o campeão dos turnos terá vantagem de dois resultados iguais e prioridade no mando.
Ao final da fase principal, os dois piores clubes na classificação geral são “rebaixados” para a Seletiva de 2020. Vale lembrar ainda que, em paralelo, o Grupo X reúne America, Goytacaz, Macaé e Nova Iguaçu, equipes que não conseguiram superar a etapa preliminar. Destes, dois caem para a Série B1 ainda em 2019.
Por: FutRio

Deixe uma resposta