FFERJ realiza festa de abertura do Carioca 2019 com participação do Americano de Campos
Americano representado por Josué Teixeira na festa de abertura do Campeonato Carioca de número 113. A festa foi realizada nesta tarde de sexta-feira (18) nas dependências do Maracanã. O evento contou com a presença dos principais times que irão disputar a competição.
Competição, que completa 113 anos de existência, começa neste sábado (18).
Foto: FutRio
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) realizou na tarde desta sexta-feira (18), no Maracanã, a festa de abertura do Campeonato Carioca 2019. Na cerimônia, estavam presente 11 dos 12 técnicos dos times que irão participar da competição para a realização de um debate. Edson Souza, do Resende, foi o único que não compareceu.
Completando 113 anos de existência, o Campeonato Carioca terá Zagallo como homenageado, que acumula 10 taças do estadual como jogador e treinador, e é apegado históricamente com o número 13. O troféu de campeão da competição levará o nome “Mário Jorge Lobo Zagallo”.
O Campeonato Carioca começa neste sábado (19), com a disputa da tradicional Taça Guanabara, o primeiro turno da competição. As 12 equipes estão separadas em dois grupos. No A, estão Americano, Fluminense, Madureira, Portuguesa, Vasco e Volta Redonda. No B, Boavista, Bangu, Botafogo, Cabofriense, Flamengo e Resende.
Arte: F7 Notícias
REGULAMENTO
Similar ao de 2018. Na Taça Guanabara, os times se enfrentam dentro dos grupos, em turno único. Os dois melhores de cada chave se classificam à semifinal – que acontecem em partida única e com os líderes dos grupos com a vantagem do empate. Na final, igualdade leva aos pênaltis. Na Taça Rio, os confrontos qualificatórios passam a ser com as equipes da outra chave, mas as regras de classificação e mata-mata se mantêm.
Os campeões dos dois turnos se classificam para a semifinal do Carioca, além das duas equipes de melhor campanha geral, considerando apenas as fases de grupos. Os cruzamentos acontecem em duelo único, com vantagem do empate e mando de campo para os campeões de turnos. Seguindo este molde, a final não contará com vantagem para nenhum dos lados. Em caso de empate em pontos e saldo de gols após dois jogos, os pênaltis definirão o campeão geral.
Há um segundo cenário possível, conforme alteração no regulamento para 2019: se o mesmo time for campeão dos dois turnos, este se classifica diretamente à decisão do campeonato e a semifinal será formada pelos dois times de melhor campanha na soma das etapas qualificatórias. Caso aconteça esta configuração, a semifinal será em confronto único, com vantagem do empate para o time mais bem colocado no geral. Já na decisão, o campeão dos turnos terá vantagem de dois resultados iguais e prioridade no mando.
Ao final da fase principal, os dois piores clubes na classificação geral são “rebaixados” para a Seletiva de 2020. Vale lembrar ainda que, em paralelo, o Grupo X reúne America, Goytacaz, Macaé e Nova Iguaçu, equipes que não conseguiram superar a etapa preliminar. Destes, dois caem para a Série B1 ainda em 2019.
Por: FutRio