Defesa Civil faz contenção com sacos de areia perto da casa de Sônia Ferreira em SJB
A Defesa Civil de São João da Barra iniciou nesta segunda-feira (17) um trabalho paliativo na tentativa de conter o avanço do mar em Atafona. Sacos de areia estão sendo colocados perto da casa de Sônia Ferreira como forma de contenção provisória. Recentemente, o mar chegou perto do muro da residência, que é uma referência no litoral sanjoanense.
— A Defesa Civil começou a fazer uma proteção paliativa para o muro da nossa casa. Agradeço ao coordenador Wellington (Barreto) e a eficiente equipe. Agradeço também à prefeita Carla Machado, esperando que otimize o quanto antes uma proteção definitiva para nossa orla — destacou Sônia Ferreira.
A tática de usar sacos de areia de maneira paliativa já foi adotada pela Defesa Civil em outras oportunidades. A mais recente foi na rua Minervina da Silva Pereira e a areia foi retirada após o recuo do mar.
Com relação ao anteprojeto do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) não há novidade. A Prefeitura estima que o valor da obra seja de R$ 180 milhões, embora ainda não tenha sido licitada. E informa que o município não tem condições de realizá-la, mas “busca apoio junto às esferas estadual e federal, até mesmo pelo fato da costa brasileira ser de responsabilidade da União”.
Arnaldo Neto
Por: Folha1