Vídeo: Agricultura realiza desobstrução de Canais em Campos antes de possível chegada das águas

Resultado de imagem para Foto da Prefeitura de Campos limpando Canais
Foto: Renan Liu

Fazendo uso de máquinas apropriadas para realização do trabalho, a Superintendência de Agricultura e Pecuária vem executando  a desobstrução de vários Canais em Campos. No Canal do Vigário, em Guarus, na altura do Assentamento Zumbi dos Palmares I, foi retirado um pilar de concreto em um trecho onde existia uma velha ponte férrea, que desabou há mais de 10 anos. A deixada no local por governos passados, prejudicava o escoamento da água quando o rio Paraíba do Sul ficava mais baixo.

— O canal liga o rio à Lagoa de Campelo, a cerca de 15 quilômetros, mas o escoamento da água só ocorria quando ele, o Rio,  estava acima de 7 metros. Com a retirada do pilar abandonado, a água que estava represada já começou a correr em seu fluxo normal. Com isso, os agricultores que vivem as em sua margem, serão beneficiados — explica o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
A retirada do pilar de mais de 10 toneladas tranquilizou os assentados do Zumbi I, que temiam ser prejudicados com a falta de água em suas propriedades, mesmo com o Paraíba cheio, mas com cota abaixo de 7 metros.
— Agora, quando o rio atingir 5,4 metros, a água já vai passar pelo local da velha ponte, pois não terá mais o obstáculo. Com isso, ganhamos não apenas nós, produtores rurais, mas também os pescadores da Lagoa do Campelo, com alevinos que irão do rio para a lagoa através do canal — afirma aliviado o agricultor Emilton Basílio de Souza, o Pico, de 54 anos, dono de um lote no assentamento Zumbi I.
Resultado de imagem para Foto da Prefeitura de Campos limpando Canais
Foto: Luís Macapá 
Já do outro lado do Paraíba, a secretaria também vem executando serviços de desobstruções de canais pensando nas águas de verão, estação que chega ainda nesse mês de dezembro.
Mas é bom lembrar a população, que ela também deve fazer a sua parte, evitando ligações clandestinas de esgoto e despejando lixo nas lagoas e Canais de bairros e distritos do município.
Neste vídeo que veremos agora, a Secretaria de Agricultura aparece atuando no Parque Vivenda dos Coqueiros II ao lado do Bairro da Penha, onde o Valão que corta, não só o Bairro citado, mas inclusive outros da cidade, é desobstruído por máquinas e caminhões, permitindo como podemos ver, uma melhor condição para que às águas fluam com mais tranquilidade, atendendo a quem precisa e evitando sua estagnação, evitando a proliferação de mosquitos e insetos na região.
Arnaldo Neto
Por:Folha 1
Ranoticias.com
Por: Folha1

Deixe uma resposta