Campos já começa a receber substitutos para os médicos cubanos que daqui se foram.
A UBS da prefeitura de Campos, recebeu nesta segunda-feira, profissional brasileiro do “Mais médicos” para substituir cubano.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponta da Lama recebeu, na manhã desta segunda-feira (3), um médico brasileiro que substituirá um profissional de Cuba no programa Mais Médicos. Além dos atendimentos que serão realizados na unidade, o clínico geral Igor Rabelo, natural de Minas Gerais, que mora em Campos há oito anos, também fará, semanalmente, consultas em domicílio. Serão, em média, 24 atendimentos por dia.
Segundo a coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), da secretaria municipal de Saúde (SMS), Laura Burla, Igor montará a agenda de segunda a sexta-feira e estará disponível oito horas por dia:
— Ele atenderá a cada dia uma especialidade, dando mais atenção ao paciente. Além disso, o médico, juntamente com o enfermeiro e o técnico, irá às casas dos pacientes acamados para o atendimento — disse Laura Burla.
Para o médico, a expectativa é positiva. “Já atuei em outras unidades e espero contribuir aqui da melhor forma possível”, declarou Igor.
Manuel Rosa, de 60 anos, foi o primeiro paciente atendido pelo médico. A primeira impressão, segundo o auxiliar de serviços gerais, foi a melhor. “Ele é muito atencioso. Perguntou sobre minha alimentação, se estou com os exames em dia e pediu para ter atenção com minha pressão. Nossa comunidade precisa muito de um bom médico e acho que todos vão gostar dele”, disse.
A unidade de Ponta da Lama atende cerca de 800 pessoas, mensalmente, entre consultas, curativos, aferição da pressão arterial e outros procedimentos.
Médicos em Campos — Na última quarta-feira (28), a cidade de Campos recebeu os médicospara substituir profissionais cubanos. Os profissionais vão atuar, também, nas Unidades Básicas Saúde da Família de Dores de Macabu, Saturnino Braga, Morangaba, Baixa Grande, Poço Gordo, Lagoa de Cima e São Sebastião. (C.B.) (A.N.)
Por: Folha1