A importância dos cuidados com a calibragem dos pneus dos veículos motorizados
PORQUE TOMAR CUIDADO COM A CALIBRAGEM DOS PNEUS DO SEU VEÍCULO.
INDEPENDENTE DO MODELO, UM CAMINHÃO É SEMPRE UM ALTO INVESTIMENTO E REQUER UMA PORÇÃO DE PEQUENOS CUIDADOS DIÁRIOS, PRINCIPALMENTE SE CONSIDERAMOS TAMBÉM SEUS ACESSÓRIOS. AUMENTAR SUA VIDA ÚTIL E TORNAR SUA MANUTENÇÃO MAIS ECONÔMICA É MUITO INTERESSANTE, SOBRETUDO PARA DONOS DE FROTAS, QUE PRECISAM CUIDAR DE VÁRIOS VEÍCULOS.
MUITAS VEZES OS PESOS TRANSPORTADOS CHEGAM A TONELADAS, RODANDO DURANTE VÁRIOS DIAS EM CIMA DO VEÍCULO, POR ESSE MOTIVO OS PNEUS MERECEM UMA ATENÇÃO REDOBRADA SEMPRE, POR SEREM ELES QUE FICAM EM CONTATO DIRETO COM O SOLO, TRAFEGANDO POR VIAS QUE NEM SEMPRE ESTÃO EM BOAS CONDIÇÕES.
UM DESSES CUIDADOS MAIS IMPORTANTES É COM A CALIBRAGEM DOS PNEUS. POR SER TÃO OBVIO PODE ATÉ PARECER UMA BOBAGEM FALARMOS SOBRE ELA, MAS COMO TODOS OS CUIDADOS SIMPLES, ESSE TAMBÉM ACABA NEGLIGENCIADO NA MAIORIA DAS VEZES.
O NÚMERO DE BENEFÍCIOS TRAZIDOS POR UM GESTO SIMPLES, QUE PODE SER FEITO ATÉ ENQUANTO VOCÊ ABASTECE SEU VEÍCULO, É ENORME. HOJE VAMOS ENTENDER UM POUCO MELHOR SOBRE A PRESSÃO DOS PNEUS E AS VANTAGENS QUE A CORRETA CALIBRAGEM PODE OFERECER PARA SEU VEÍCULO E PARA O SEU BOLSO.
A CALIBRAGEM E A PRESSÃO
A PALAVRA PNEU, ABREVIAÇÃO DE PNEUMÁTICO, VEM DO FRANCÊS PNEUMATIQUE, QUE SIGNIFICA “CHEIO DE AR”. JÁ PELO NOME FICA CLARO QUE O CORRETO FUNCIONAMENTO DE UM PNEU ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO AO PREENCHIMENTO DE AR DENTRO DELE. A PRESSÃO CORRETA ASSEGURA O PREFEITO DESEMPENHO DO PNEU, COM O APOIO CORRETO NO SOLO, O QUE EVITA O DESGASTE IRREGULAR OU PRECOCE DO MESMO.
MUITOS DOS ACIDENTES GRAVES QUE ACONTECEM NAS ESTRADAS BRASILEIRAS SÃO CAUSADOS PELA CALIBRAGEM INCORRETA DOS PNEUS.
ENTRE AOS PREJUÍZOS CAUSADOS PELA PRESSÃO ERRADA ESTÃO: REDUÇÃO DA SEGURANÇA, O AUMENTO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, A AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE, O AUMENTO DA TEMPERATURA DO PNEU, O DESGASTE PRECOCE, E UM IMPACTO NEGATIVO EM NO DESEMPENHO DOS PNEUS, COMO A REDUÇÃO DA VIDA ÚTIL POR QUILÔMETROS, A RESISTÊNCIA DA CARCAÇA, ESTABILIDADE E ADERÊNCIA DO VEÍCULO COMO UM TODO.
PARA EVITAR ESSES DANOS, É IMPORTANTE CALIBRAR OS PNEUS, NO MÁXIMO A CADA 30 DIAS. COMO ELES NÃO SÃO COMPLETAMENTE VEDADOS, COM O PASSAR DO TEMPO ELES VÃO PERDENDO A PRESSÃO NATURALMENTE.
MAS É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A CALIBRAGEM DEVE SER FEITA DE ACORDO COM O TIPO E O USO DO EQUIPAMENTO. AS INFORMAÇÕES COM AS RECOMENDAÇÕES PARA CADA VEÍCULO PODEM SER ENCONTRADAS NO MANUAL DE INSTRUÇÕES DO FABRICANTE.
CONSEQUÊNCIAS DA PRESSÃO BAIXA:
– DESGASTE NOS OMBROS;
– DIFICULDADE AO FAZER CURVAS;
– POSSIBLIDADE DA SEPARAÇÃO DA BANDA DE RODAGEM;
– DESGASTE DOS TERMINAIS DE DIREÇÃO;
– DIREÇÃO “PESADA”;
– DIMINUIÇÃO NO DESEMPENHO DE FRENAGEM;
– MAIOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.
CONSEQUÊNCIAS DA PRESSÃO ALTA:
– DESGASTE PRECOCE DO CENTRO DE RODAGEM;
– RACHADURAS NA BASE DOS SULCOS;
– AUMENTO DA CHANCE DE ESTOURO POR CONTA DO IMPACTO;
– AUMENTO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL;
– AUMENTO DA TEMPERATURA DO PNEU;
– DIMINUIÇÃO DA ÁREA DE CONTATO COM O SOLO.
FATORES QUE PODEM ACELERAR A PERDA DE AR NO PNEU:
– DANOS OU INSTALAÇÃO INCORRETA DA VÁLVULA DE AR;
– ACUMULAÇÃO DE SUJEIRA E OUTROS ELEMENTOS ENTRE A BORDA DA RODA E DO PNEU;
– A PERMEAÇÃO NATURAL DE AR ATRAVÉS DAS PAREDES DO PNEU;
– PEQUENOS CORTES OU FUROS;
– DANOS NAS RODAS, BATIDAS, FISSURAS, TRINCAS E TORCIDAS;
– MICRO-FUROS NO COMPOSTO DA BORRACHA DO PNEU;
– TEMPERATURAS BAIXAS;
– DANO (DEFORMAÇÃO, CORTE) NA BORDA DO PNEU DURANTE INSTALAÇÃO OU REINSTALAÇÃO.
DICAS PARA MANTER PNEU SEMPRE COM A PRESSÃO CORRETA
– PROCURE FAZER A CALIBRAGEM SEMPRE COM OS PNEUS FRIOS;
– LEMBRE-SE DE CALIBRAR TAMBÉM O ESTEPE;
– SEMPRE UTILIZE AS PRESSÕES CONFORME RECOMENDADO PELO FABRICANTE DO VEÍCULO;
– UTILIZE UM CALIBRADOR PRECISO E PREVIAMENTE AFERIDO;
– NUNCA CALIBRE UM PNEU, DE CAMINHÃO E ÔNIBUS, COM MAIS DE 10 BARS.
E PRINCIPALMENTE, CRIE O HÁBITO DE CALIBRAR SEUS PNEUS FREQUENTEMENTE. MESMO QUE PAREÇA BOBO, A CORRERIA DO DIA A DIA DE ENTREGAS, VIAGENS E ENCOMENDAS, PODE FAZER COM QUE CUIDADOS COMO ESSE PASSEM DESPERCEBIDOS. EM GRANDES FROTAS, É IDEAL QUE SEJAM MARCADAS DATAS ESPECIFICAS MENSALMENTE PARA QUE A CALIBRAGEM SEJA FEITA GARANTINDO A ECONOMIA E SEGURANÇA DE TODOS A BORDO.
Por: PNEUSCAR