Com ventos de 195 km/h, furacão Willa passa pelo México
Tormenta segue para o nordeste do país. Mais de 4,2 mil moradores foram levados para abrigos.
Rua alagada por chuvas trazidas pelo furacão Willa é vista em Escuinapa, no estado de Sinaloa, no México, na terça-feira (23) — Foto: Alfredo Estrella/AFP
O Sistema Meteorológico Nacional (SMN) apontou que Willa provoca chuvas torrenciais em Sinaloa, Nayarit, Jalisco e Durango.
O chefe da Proteção Civil da secretaria de Governo (equivalmente ao ministério do Interior), Luis Felipe Puente, informou que 4.250 foram retirados preventivamente de suas casas e enviadas a abrigos temporários.
Mulher carrega bebê e seus pertences até abrigo em Escuinapa, em Sinaloa, no México, na terça-feira (23) — Foto: Alfredo Estrella / AFP
Até o momento, as autoridades mexicanas não informaram se a passagem da tormenta causou danos, mas disseram que estão em alerta 45 mil agentes, entre soldados, marinheiros, médicos e enfermeiras.
Willa tocou o solo mexicano em Isla del Bosque, no estado de Sinaloa, na noite de terça-feira (23), de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês). Ele foi rebaixado à categoria 3, depois de ter chegado à categoria 5 na escala Saffir-Simpson na segunda.
Antes de chegar a Sinaloa, o furacão passou pelas Ilhas Marias, onde funciona uma prisão sem muros, mas cercada por tubarões, que abriga cerca de mil detentos.
Casal e cão aguardam a chegada do furacão Willa, em Mazatlan, no México, na terça-feira (23) — Foto: Marco Ugarte/AP
Furacão Willa — Foto: Alexandre Mauro/G1
O furacão Willa escurece o céu de Mazatlan, no estado de Sinaloa — Foto: Alfredo Estrella / AF