Sobe o número de mortos por inundações em Mallorca e vejam como surgem os verdadeiros heróis
Dois corpos foram encontrados, o que elevou o balanço para 12 mortos. Menino de 5 anos ainda está desaparecido. Tenista Rafael Nadal ajudou na limpeza na cidade de Sant Llorenç des Cardassar .
Carro vai parar em guard rail após fortes chuvas e inundações em Sant Llorenc de Cardassar, na ilha de Mallorca — Foto: Enrique Calvo/Reuters
“Lamentamos comunicar a descoberta de duas pessoas falecidas, um homem e uma mulher, na área perto de Artà”, no leste da ilha, “perto de onde o veículo do casal alemão desaparecido foi encontrado”, informaram os serviços de emergência das Ilhas Baleares.
As outras vítimas são seis espanholas, duas britânicas, uma holandesa e outra de nacionalidade ainda desconhecida.
O tenista espanhol Rafael Nadal trabalha com moradores para limpar a lama de suas casas após inundações em Sant Llorenc, a 60 quilômetros a leste da capital de Maiorca, Palma, nesta quarta-feira (10) — Foto: Associated Press/Francisco Ubilla
Um menino de 5 anos ainda está desaparecido, mas não se descarta a possibilidade “de encontrar mais pessoas desaparecidas que não foram identificadas”, declarou Catalina Caldera, conselheira regional das Ilhas Baleares.
Cerca de 900 pessoas, incluindo mergulhadores, colaboram nas buscas e limpeza da área devastada da ilha, muito freqüentada por alemães e britânicos. Cães e drones também foram mobilizados para as tarefas de buscas.
Tenista
O tenista espanhol Rafael Nadal homenageou nesta quinta na cidade de Manacor as vítimas da enchente que atingiu a cidade de Sant Llorenç des Cardassar com um minuto de silêncio, acompanhado por dezenas de pessoas na sede do centro esportivo que mantém.
Nadal liderou o ato de solidariedade aos mortos, como vem fazendo desde o primeiro dia da tragédia, quando ofereceu as instalações do seu espaço aos cidadãos que ficaram desabrigados.
Nesta quarta, Nadal publicou uma mensagem de apoio às vítimas nas redes sociais. “Dia triste em Maiorca. Minhas mais sinceras condolências aos parentes dos mortos e feridos por causa das sérias inundações em Sant Llorenç”, escreveu Nadal.
Ele também participou dos trabalhos de socorro e ajudou os serviços de emergência a tirar água e escombros de Sant Llorenç.
Chuvas intensas
A tempestade, que durou apenas algumas horas na quarta-feira, surpreendeu por sua intensidade. “Choveu 220 litros por metro quadrado”, detalhou o governo regional balear.
Pessoas caminham nesta quarta-feira (10) pela orla danificada pelas fortes chuvas que atingiram Mallorca, na Espanha — Foto: Joan Camacho via Reuters
Ao visitar a região, o chefe de governo Pedro Sánchez destacou as “circunstâncias absolutamente extraordinárias do fenômeno meteorológico de ontem” e prometeu recursos para ajudar as vítimas.
Situada a 60 km de Palma de Maiorca, capital do arquipélago que no ano passado recebeu 13,8 milhões de visitantes estrangeiros, a zona afetada conta com vários estabelecimentos turísticos.
Moradores de Sant Llorenc, em Mallorca, ajudam nesta quinta-feira (11) a tirar escombros de rua inundada — Foto: Francisco Ubilla/AP Photo
- ESPANHA
- Por: G1
Por France Presse