Atualizado: Ibope: Bolsonaro cresce quatro pontos e aumenta vantagem sobre Haddad  

 
A mais recente pesquisa Ibope, divulgada pelo Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (1) mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) ainda não tinha batido teto. O ex-capitão do Exército subiu quatro pontos percentuais e aumentou para 10% a vantagem sobre o petista Fernando Haddad. Bolsonaro tem 31%, enquanto Haddad manteve os 21% da pesquisa divulgada na semana passada. Também divulgada nesta segunda, a pesquisa FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, também apontou o candidato do PSL com 31%, mas Haddad com 24%.
Nos números do Ibope, em pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo Estadão, Ciro Gomes (PDT) tem 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 8%, tecnicamente empatado com o pedetista, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Marina Silva (Rede) tem 4%, seguido por João Amoêdo (Novo), com 3%. Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2%. Cabo Daciolo (Patriota) aparece com 1%. Guilherme Boulos (Psol), Vera Lúcia (PSTU)e Eymael (DC) aparacem não chegaram nem a 1%.  João Goulart Filho (PPL) não foi citado por nenhum dos entrevistados. Votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 5% ainda não sabem em quem votar ou não respondeu.
Foram 3.010 eleitores entrevistados em 208 municípios, entre os dias 29 e 30 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  sob a inscrição BR-08650/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Segundo turno — As simulações do segundo turno no Ibope apontam que Bolsonaro seria derrotado por Ciro Gomes. O pedetista 45%, contra 39% do ex-capitão do Exército (branco/nulo: 13%; não sabe: 3%). No embate com Alckmin, o resultado é um empate técnico. O tucano tem 42%, contra 39% Bolsonaro (branco/nulo: 17%; não sabe: 3%). Com Haddad o empate é numérico em 42% (branco/nulo: 14%; não sabe: 3%). Bolsonaro só venceria Marina. A candidata da Rede tem 38%, enquanto o ex-capitão do Exército aparece com 43%.
Rejeição — O candidato do PT, além da estagnação nas intenções de voto, teve aumento expressivo na rejeição: passou de 27% na pesquisa anterior para 38%. Confira os números:
Bolsonaro: 44%;
Haddad: 38%;
Marina: 25%;
Alckmin: 19%;
Ciro: 18%;
Meirelles: 10%;
Cabo Daciolo: 10%;
Eymael: 10%;
Boulos: 10%;
Vera: 9%;
Alvaro Dias: 9%;
Amoêdo: 8%;
João Goulart Filho: 7%;
Poderia votar em todos: 2%;
Não sabe/não respondeu: 6%.
Arnaldo Neto
Por: Folha1

Deixe uma resposta