Bottas supera Hamilton, crava novo recorde de pista e faz a pole do GP da Rússia

Finlandês pulveriza antiga marca de Sochi para anotar sua segunda pole em 2018, a sexta na carreira. Companheiro britânico erra e aborta última volta rápida. Ferrari completa segunda fila.

Foto:Mark Thompson/Getty Images

Que a Mercedes dominaria o treino classificatório do GP da Rússia, na manhã deste sábado, ninguém duvidava. Mas o que pouca gente esperava é que a pole seria de Valtteri Bottas no Circuito de Sochi. O finlandês pulverizou o antigo recorde da pista ao anotar 1m31s387, viu Lewis Hamilton errar a última tentativa de volta rápida e cravou a sua segunda pole no ano, a sexta da carreira, relegando o companheiro para o segundo posto. A dupla da Ferrari completou a segunda fila, com Sebastian Vettel em terceiro e Kimi Raikkonen em quarto.

Marca antiga: a volta mais veloz percorrida anteriormente no circuito russo era da pole Vettel, no ano passado, com 1m33s194. Com tudo, nem a marca do alemão nem a de Bottas hoje são marcas oficiais, pois não foram registradas durante a corrida. Neste caso, o melhor tempo é de Raikkonen, também em 2017, com 1m36s844.

Para piorar a vida de Wolff, que tem os dois carros na primeira fila, o cenário favorável à Mercedes no GP da Rússia pode mudar rapidamente graças à característica do Circuito de Sochi. Por ter a reta de largada/chegada muito longa, quem parte da segunda fila tem a vantagem de usar o vácuo dos rivais à frente para fazer a ultrapassagem antes da curva 2, como fez Bottas em 2017 ao largar em terceiro.

– Essa é a parte complicada aqui. Porque no ano passado, o Valtteri largou da terceira colocação, pegou o vácuo na largada e assumiu a liderança. Então você precisa largar bem, ocupar o mesmo espaço que um caminhão Mercedes e torcer para que os outros não tenham largado bem. Do contrário, a corrida estará perdida.

Largada do GP da Rússia de 2017: Valtteri Bottas partiu em terceiro, mas venceu a prova — Foto: Getty Images

Largada do GP da Rússia de 2017: Valtteri Bottas partiu em terceiro, mas venceu a prova — Foto: Getty Images

Independentemente do que o chefe dissem Bottas afirma que seu objetivo é vencer a prova. Contudo, o finlandês admite estar disposto a colaborar com os objetivos do time, uma vez que a prioridade é do companheiro, atual líder do campeonato.

– Minha mentalidade será de vencer a prova, definitivamente. Você não pode ter outro objetivo que não seja esse se estiver largando da pole. Contudo, estamos aqui como um time. Estamos lutando pelo campeonato, assim como o Lewis está liderando o campeonato com vantagem sobre mim e Sebastian, então temos que ter isso em mente. Mas meu objetivo inicial é vencer. Vamos ver o que acontece.

Enquanto Hamilton lidera o campeonato com 281 pontos, Vettel é o vice, com 241. Bottas é o quarto colocado, com 171 pontos. Clique aqui para conferir a classificação completa do campeonato.

Arte GP da Rússia — Foto: Editoria de arte

Arte GP da Rússia — Foto: Editoria de arte

Por GloboEsporte.com — Sochi, Rússia

Deixe uma resposta