Alunos que aparecem em vídeo humilhando professor estão suspensos e podem ser transferidos
Ciep Municipal Mestre Marçal Foto: Pedro Zuazo
Quatro alunos que aparecem num vídeo agredindo e humilhando o professor Thiago dos Santos Conceição, de 31 anos, dentro de sala de aula em Rio das Ostras, estão temporariamente suspensos e podem ser transferidos de escola, como prevê o regimento. Nesta segunda-feira, a Polícia Civil vai intimou seis jovens para prestar esclarecimentos sobre o episódio, ocorrido na última terça-feira, no Ciep Municipal Mestre Marçal. Alunos e professores evitam falar sobre o assunto, e os que falam pedem anonimato.
De acordo com relatos, a turma 906, à qual pertencem os alunos que ofenderam, ameaçaram e tentaram atirar uma pochete no professor, é conhecida por ter alunos encrenqueiros. No 9º ano do Ensino Fundamental, o normal é que os estudantes tenham 14 ou 15 anos. Mas, por causa da distorção série-idade, a turma 906 conta com alunos de até 19 anos. Um dos jovens identificado pela escola como tendo participado da confusão tem 18 anos e poderá responder criminalmente.
Eles são mais velhos e se acham os donos da escola. Sempre estão no meio de confusão, querendo bater nos outros alunos e ofendendo os professores. Não é a primeira vez que vejo um professor reclamar — conta uma aluna da turma 905.
Uma mãe de uma estudante do 6º ano, que prefere não se identificar, reclama da postura da direção da unidade em relação a episódios como esse.
— Mãe sempre fica preocupada com o filho na escola, ainda mais depois de um caso desses. Já tiveram outras situações de briga, ameaça, mas a direção sempre abafa. Dessa vez, só fizeram alguma coisa porque saiu na mídia — diz ela.
Na porta de entrada do colégio, uma pichação traz a seguinte mensagem: “Por uma educação que nos ensine a pensar, não que nos ensine a obedecer”.
A direção não quis receber a equipe de reportagem. O secretário de Educação de Rio das Ostras, Maurício Henriques Santana, diz que a escola está colaborando com as investigações, que estão a cargo da 128ª DP (Rio das Ostras).
— Todas as medidas que são previstas no nosso regimento estão sendo adotadas. Quatro alunos identificados pela escola estão suspensos por um período determinado, mas cuja duração preferimos não revelar agora. O regimento prevê advertência oral, por escrito, suspensão e transferência de unidade, mas essa decisão tem que ser tomada pelo colegiado da escola, e não pela secretaria. Estamos atendendo a todos os órgãos competentes que estão envolvidos no caso — diz.
SEM VENTILADORES
Episódios de agressão não são os únicos problemas enfrentados pelos alunos do Ciep municipal Mestre Marçal. Eles reclamam que as salas de aula não têm ar-condicionado e nem mesmo ventilador. Pelo menos 15 salas estariam com os ventiladores quebrados, de acordo com os alunos. Ainda segundo os estudantes, a sala de informática está fechada desde o início do ano.
Em setembro de 2015, o escola foi alvo de vândalos. Durante a madrugada, vândalos arrombaram salas e picharam o colégio. Foram furtados uma máquina de filmagem, um microfone sem fio, um notebook, um fone de ouvido e duas caixas de som.
Pedro Zuazo
Por: O EXTRA