Ato em defesa do Museu Nacional reúne manifestantes no Centro do Rio

Diretório Central dos Estudantes da UFRJ estima que 25 mil foram ao ato.

Manifestantes protestam na Cinelândia (Foto: Mariana Queiroz/GloboNews)

Manifestantes lotam ruas do Centro do Rio em defesa do Museu Nacional (Foto: Pedro Barroso / Arquivo Pessoal)

Manifestantes contrários a cortes na educação pública e em defesa do Museu Nacional organizaram um protesto na tarde desta segunda-feira (3) na Cinelândia, no Centro do Rio. Entre os presentes estão representantes de universidades públicas e entidades estudantis.

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro estima que 25 mil foram ao ato.

Às 17h30, houve um princípio de confusão na praça, próximo ao Theatro Municipal e à Rua Evaristo da Veiga. Em imagens, é possível ver pessoas correndo para longe do núcleo da manifestação.

O protesto começou a “ganhar corpo” por volta das 16h30, e a concentração ocorreu em frente ao Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara de Vereadores do Rio. Com o auxílio de um carro de som, os manifestantes reclamavam principalmente de cortes na educação pública e redução de verbas para o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Numa rede social, foi marcado o evento “Luto pelo Museu Nacional! Em defesa da universidade Pública!”. Na descrição, organizadores ressaltaram que só na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi o terceiro incêndio. Dados sobre valores investidos no Museu também foram destacados no texto.

O protesto seguiu até a noite, quando os manifestantes percorreram vias do Centro do Rio.

Manifestantes lotam ruas do Centro do Rio em defesa do Museu Nacional (Foto: Pedro Barroso / Arquivo Pessoal)

–:–/–:–

 

 

Deixe uma resposta