Limpeza do Canal Coqueiros chega ao bairro Jóquei Club em Campos RJ
Foto:Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
Continua a todo vapor a limpeza do Canal Coqueiros, atualmente na altura do bairro Jóquei Clube. O trabalho em parceria da Prefeitura com o governo do Estado, através do Programa Limpa Rio, da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), já finalizou os trechos que passam pelo bairro Matadouro, onde sai do Rio Paraíba do Sul, e pelo Parque Califórnia. A dragagem começou no último dia 3 de agosto, com a retirada de toneladas de lama e vegetação. O material ameaçava bloquear o curso da água com a chegada do período de chuvas, previsto para os próximos dois meses. Outros canais também já passaram ou estão sofrendo intervenções. No Cagomanga, as equipes seguem com a limpeza, e nos próximos dias começa a dragagem do São Bento.
— No trecho do Matadouro usamos uma máquina Long Reach (braço mecânico). Já no Califórnia, onde a área de trabalho é mais larga, usamos uma Dragline (draga com pá presa a um cabo de aço), que tem maior alcance. Agora, no Jóquei, voltamos com a Long Reach — explica o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, lembrando que a limpeza vai até a altura do Parque Bela Vista, após passar pelo bairro da Penha. A extensão a ser limpa é de cerca de 10 quilômetros, dos mais de 40 quilômetros do Coqueiros, que deságua no Canal das Flechas, na Baixada Campista.
Foto:Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
No entanto, segundo Nildo, um problema ainda persiste praticamente em toda a parte urbana do Coqueiros. “As pessoas precisam parar de despejar sujeira no Coqueiros e também nos outros canais. É preciso colaboração por parte dos moradores”, ressalta o superintendente.
Cacomanga – Simultaneamente, ocorre a desobstrução do Canal Cacomanga, beneficiando pequenos produtores rurais das áreas da Tapera, Ururaí e Lagoa de Cima. Em todo o curso, ele tem pouco mais de 4 quilômetros de extensão. O trabalho começou no último 9 e já foram limpos mais de 500 metros. A última intervenção no Cacomanga ocorreu há cerca de cinco anos.
São Bento – Nos próximos dias, começa também uma nova dragagem no Canal São Bento, que sai do Paraíba do Sul pouco depois do limite com São João da Barra e corta várias localidades da Baixada Campista. Em meados do ano passado, um grande trecho foi limpo, mas desta vez o material retirado também vai ser colocado em cavas de barro da Baixada, a exemplo do que está sendo feito com o que está sendo retirado do Canal Coqueiros. No São Bento, também será utilizado uma Dragline.
Desde o início do ano passado, diversos outros canais de Campos, como o Caxexo, o Rio Novo, o Cambaíba, o Cipó e o das Flechas, por duas vezes, na altura da Ponte do Gote, passaram ou passam por intervenções, com a limpeza de mais de 50 quilômetros. O objetivo é permitir o fluxo de água pelas propriedades na época das cheias, evitar alagamentos e permitir a irrigação nas lavouras e a água para o gado.
Fonte: SupCom