Limpeza do Canal Coqueiros chega ao bairro Jóquei Club em Campos RJ

Resultado de imagem para Foto de limpeza de nacal em Campos RJ

Foto:Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Continua a todo vapor a limpeza do Canal Coqueiros, atualmente na altura do bairro Jóquei Clube. O trabalho em parceria da Prefeitura com o governo do Estado, através do Programa Limpa Rio, da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), já finalizou os trechos que passam pelo bairro Matadouro, onde sai do Rio Paraíba do Sul, e pelo Parque Califórnia. A dragagem começou no último dia 3 de agosto, com a retirada de toneladas de lama e vegetação. O material ameaçava bloquear o curso da água com a chegada do período de chuvas, previsto para os próximos dois meses. Outros canais também já passaram ou estão sofrendo intervenções. No Cagomanga, as equipes seguem com a limpeza, e nos próximos dias começa a dragagem do São Bento.

— No trecho do Matadouro usamos uma máquina Long Reach (braço mecânico). Já no Califórnia, onde a área de trabalho é mais larga, usamos uma Dragline (draga com pá presa a um cabo de aço), que tem maior alcance. Agora, no Jóquei, voltamos com a Long Reach — explica o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, lembrando que a limpeza vai até a altura do Parque Bela Vista, após passar pelo bairro da Penha. A extensão a ser limpa é de cerca de 10 quilômetros, dos mais de 40 quilômetros do Coqueiros, que deságua no Canal das Flechas, na Baixada Campista.

Resultado de imagem para Foto de Nildo Cardoso acompanhando limpeza de nacal em Campos RJ

Foto:Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

No entanto, segundo Nildo, um problema ainda persiste praticamente em toda a parte urbana do Coqueiros. “As pessoas precisam parar de despejar sujeira no Coqueiros e também nos outros canais. É preciso colaboração por parte dos moradores”, ressalta o superintendente.

Cacomanga – Simultaneamente, ocorre a desobstrução do Canal Cacomanga, beneficiando pequenos produtores rurais das áreas da Tapera, Ururaí e Lagoa de Cima. Em todo o curso, ele tem pouco mais de 4 quilômetros de extensão. O trabalho começou no último 9 e já foram limpos mais de 500 metros. A última intervenção no Cacomanga ocorreu há cerca de cinco anos.

São Bento – Nos próximos dias, começa também uma nova dragagem no Canal São Bento, que sai do Paraíba do Sul pouco depois do limite com São João da Barra e corta várias localidades da Baixada Campista. Em meados do ano passado, um grande trecho foi limpo, mas desta vez o material retirado também vai ser colocado em cavas de barro da Baixada, a exemplo do que está sendo feito com o que está sendo retirado do Canal Coqueiros. No São Bento, também será utilizado uma Dragline.

Desde o início do ano passado, diversos outros canais de Campos, como o Caxexo, o Rio Novo, o Cambaíba, o Cipó e o das Flechas, por duas vezes, na altura da Ponte do Gote, passaram ou passam por intervenções, com a limpeza de mais de 50 quilômetros. O objetivo é permitir o fluxo de água pelas propriedades na época das cheias, evitar alagamentos e permitir a irrigação nas lavouras e a água para o gado.

Fonte: SupCom

Deixe uma resposta