Incêndio em ônibus fecha a Linha Amarela no sentido Barra, na altura de Bonsucesso
A Polícia Militar informou, por meio de seu perfil no Twitter, que episódio foi um ato criminoso.
RIO — Um ônibus pegou fogo, na manhã desta segunda-feira, na Linha Amarela, altura de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. A via foi interditada no sentido Barra. Em seu perfil no Twitter, a Polícia Militar informou que ocorreram “atos criminosos” na via expressa. Não houve feridos. O incêndio no coletivo da linha 913 (Del Castilho x Fundão) foi debelado pelos bombeiros. A via expressa foi liberada ao meio-dia.
Como reflexo do fechamento da via, o trânsito ficou complicado também na Avenida Brasil e na Linha Vermelha.
O Corpo de Bombeiros informou que equipes do quartel de Benfica seguiram para o local por volta das 11h.
REPÚDIO DA FETRANSPOR
A Fetranspor repudiou, em nota, o ataque ao ônibus. Segundo a entidade, foi o 30º ônibus incendiado este ano no estado. “Só na capital, 16 ônibus foram destruídos e a Zona Norte lidera a região com o maior número de casos registrados (12 veículos incendiados em 2018). Desde 2016, 167 ônibus foram atacados de forma criminosa em território fluminense. Apenas cinco foram recuperados”. O custo de reposição foi de R$ 72,5 milhões.
De acordo com a Fetranspor, um ônibus incendiado deixa de transportar cerca de 70 mil passageiros em seis meses, tempo necessário para a reposição de um veículo no sistema. “Se somarmos a frota incendiada desde 2016 (167), deixaram de ser transportados mais de 10 milhões de passageiros nesses veículos.”
A instituição lembra ainda que não existe seguro para este tipo de sinistro. Além disso, “a crise econômica do setor, que tem feito as empresas perderem gradativamente a capacidade de investimento em renovação da frota, tornam inviável a reposição de ônibus incendiados”.
POR ANA CAROLINA TORRES / DIEGO AMORIM
Por: O GLOBO