Campistas se reúnem na ponte da Lapa para acompanhar Lua de Sangue
Acontece, nesta sexta-feira (27) o eclipse lunar mais longo do século XXI. Em Campos, no fim da tarde, a movimentação para acompanhar o fenômeno já era grande na ponte Saturnino de Brito (ponte da Lapa), único lugar do município onde será permitida a observação do fenômeno, que deixará a lua escurecida, em tons de marrom ou avermelhado, e receberá o nome de “Lua de Sangue”. O eclipse mais longo do século durará aproximadamente uma hora e 43 minutos, segundo o Observatório Nacional.
Nesta sexta-feira, a pedido do Clube de Astronomia Louis Cruls, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e a Guarda Civil Municipal interditaram a ponte da Lapa, nos dois sentidos, para a população acompanhar o eclipse.
Para a travessia, os motoristas têm como opção as pontes Leonel Brizola (nos dois sentidos), General Dutra (sentido Guarus) e Alair Ferreira (sentido Centro). A Guarda estará com equipes nas duas cabeceiras da Ponte da Lapa, orientando motoristas, motociclistas e ciclistas.
De acordo com o coordenador geral do Clube, o físico Marcelo Souza, o único local em Campos que permitirá a observação do fenômeno será a Ponte da Lapa.
Por:Folha1