Presidente americano, Donald Trump (D), e seu homólogo iraniano Hassan Rohani (E), que trocaram ameaças recíprocas. – AFP/Arquivos
AFP
A tensão aumenta entre Donald Trump e o Irã: o tuíte do presidente dos Estados Unidos que ameaça Teerã gerou na segunda-feira uma resposta igualmente belicosa, subindo a aposta em um jogo de pressão de alto risco.
O tuíte ameaçador de Trump – enviado domingo à noite ao presidente iraniano, Hassan Rohani, e escrito todo em letras maiúsculas, o equivalente digital de gritar – suscitou dúvidas sobre a estratégia de Washington para a República Islâmica.
Os analistas, que costumam assumir que os Estados Unidos apoiam a ideia de uma mudança de regime no Irã, interpretaram a postura atual de Trump como uma tentativa de distrair a atenção das polêmicas declarações do presidente após a cúpula na segunda-feira passada com o chefe de Estado russo Vladimir Putin, e dos questionamentos sobre o avanço das negociações com a Coreia do Norte.
O ruído de comunicação começou quando Hassan Rohani advertiu Trump a não “brincar com fogo”, garantindo que um conflito com o Irã seria “a mãe de todas as guerras”, desencadeando a fúria de Trump.
“NUNCA MAIS VOLTE A AMEAÇAR OS ESTADOS UNIDOS OU SOFRERÁ CONSEQUÊNCIAS QUE MUITOS POUCOS SOFRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA”, tuitou Trump em mensagem direta ao presidente iraniano.
“NÃO SOMOS MAIS UM PAÍS QUE SUPORTARÁ SUAS PALAVRAS DEMENTES DE VIOLÊNCIA E MORTE. TENHA CUIDADO!” – acrescentou Trump.
Por:ISTOÉ
Curtir isso:
Curtir Carregando...