Para se proteger contra o sarampo é necessário tomar duas doses da vacina Foto: Divulgação

Com casos de sarampo confirmados em locais como Roraima e Amazonas, além da suspeita no Rio de Janeiro, autoridades de saúde estão em alerta sobre o risco da doença retornar. Naturalmente, alguns questionamentos, como as formas de transmissão e prevenção, surgem em meio a população.

Confira, abaixo, como se proteger e outras questões sobre o sarampo:

O QUE É A DOENÇA
O sarampo é uma doença viral grave, especialmente para crianças. Ela é transmissível e altamente contagiosa. A única forma de se prevenir é tomando a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Alguns dos sintomas são febre alta, conjuntivite, irritação na pele e manchas vermelhas pelo corpo.

DOSES DA VACINA
É necessário tomar duas doses da vacina, com intervalo mínimo de um mês. O indicado pelo Calendário Nacional de Vacinação, atualmente, é tomar uma dose da tríplice viral aos 12 meses de idade, e a segunda dose da vacina tetra viral aos 15 meses.

QUEM NÃO SABE SE FOI IMUNIZADO PODE TOMAR A VACINA?
Caso a pessoa não tenha certeza se foi imunizada ou não, ela deve tomar as duas doses da vacina. A regra vale para adultos e crianças.

MESMO QUEM TOMOU AS DOSES PODE CONTRAIR A DOENÇA?
Sim, já que nenhuma vacina garante 100% de proteção. Mas a vacina contra o sarampo possui 97% de eficácia.

CONTRAINIDCAÇÃO
A vacina não é indicada para bebês menores de 6 meses, gestantes ou pessoas que estão com a imunidade baixa.

TRANSMISSÃO
O sarampo se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Também há a chance de ser transmitido pela saliva, contato com a pele ou toque em superfície contaminada.

Por:pleno.news