Com isso, todos os voos que pousarem em Brasília e que precisem de abastecimento ficarão em solo até volta do fornecimento.
Por Gabriel Luiz, G1 DF
Vista aérea do aeroporto de Brasília (Foto: Bento Viana/Inframérica)
O Aeroporto de Brasília informou que a reserva de combustível se esgotou nesta sexta-feira (25). De acordo com a Inframerica, que controla o terminal, as reservas entraram em estado crítico. Com isso, todos os voos que pousarem em Brasília e que precisem de abastecimento ficarão em solo até o fornecimento de combustível ser normalizado.
Até a última atualização desta reportagem, cinco voos foram cancelados:
American Airlines 213 – que viria de Miami
American Airlines 214 – que iria para Miami
Gol 1718 – que iria para Teresina (Piauí)
Latam 3705 – que iria para Congonhas (São Paulo)
Azul – 2926 – que iria para Guarulhos (São Paulo)
Ainda segundo a Inframerica, a única alternativa é o avião pousar com capacidade para decolar sem a necessidade de abastecimento no terminal. A situação, ainda assim, não implica o fechamento do aeroporto.
“A operação continua, mas apenas para aqueles aviões que tenham capacidade de decolar sem precisar abastecer.”
A orientação é que os passageiros que tenham viagem marcada confirmem o status do voo com a companhia. “A Inframerica está em contado direto com todos os órgãos competentes e players da aviação civil para buscar soluções, organizar a logística do Terminal e tentar trazer os caminhões de combustível para o Aeroporto.”
Relatos
O voo da empregada doméstica Maria de Jesus de Brasília para Teresina foi cancelado (Foto: Brena Silva/G1)
A empregada doméstica Maria de Jesus, de 50 anos, do Rio de Janeiro chegou ao aeroporto para uma conexão e deu de cara com a informação de que o voo para Teresina estava cancelado.
“Eles poderiam ter nos avisado lá no Rio quando embarcamos. Eles vão ter que se virar pra acomodar a gente.”
Ela estava indo cuidar da mãe, internada no hospital. A previsão é de que o próximo voo só seja retomado no sábado, às 16h. “Minha mãe caiu e está precisando de mim. Larguei tudo para nada. Agora estou aqui fora de casa e parada.”
O voo de Adoaldo dos Santos de Brasília para Teresina foi cancelado (Foto: Brena Silva/G1)
O gerente de lanchonete Adoaldo dos Santos, de 38 anos, também esperava partir para Teresina. Veio de Guarulhos e ia a passeio visitar a família para o aniversário de 90 anos da avó.
“Precisamos que eles resolvam o mais rápido possível porque temos nossos compromissos pessoais”, desabafou.
“Se eles tivessem avisado lá em Guarulhos, eu não teria embarcado, porque pelo menos estava em casa”.