Estudantes ocupam Universidade em SP

Da Veja SP:

Estudantes ocupam desde terça-feira (22) parte do campus Monte Alegre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em Perdizes, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Nesta quarta-feira (23), um segundo prédio da unidade foi tomado pelos alunos, ligados ao curso de Serviço Social, que reivindicam a inclusão da disciplina “Gênero, Raça e Etnia” na grade obrigatória e a contratação definitiva da professora substituta Marcia Campos Eurico, que é negra.

“Pontuamos, a importância da discussão acerca das temáticas de gênero e raça/etnia como elementos transversais da formação profissional e não somente como eixos opcionais e complementares da questão de classe, como o corpo docente vem pontuando. A discussão de gênero, raça e etnia é essencial para nossa formação profissional, uma vez que essas questões perpassam a nossa categoria, público usuário e a sociedade como um todo”, divulgou o Centro Acadêmico de Serviço Social da PUC São Paulo (CASS PUC-SP).

Nas redes sociais, estudantes reivindicam a permanência da professora com a hashtag “MarciaFica”. Com o mesmo nome, o abaixo assinado virtual “#MARCIAFICA” foi criado há cinco dias e teve 1 656 assinaturas até as 10h desta quarta-feira. O texto está em nome dos “Pesquisadoras (es) Profissionais Docentes em Serviço Social”.

Por meio de nota, a reitoria da PUC-SP afirmou reconhecer a “relevância das demandas dos alunos do curso de Serviço Social, que incorporam questões acerca da temática racial na Universidade”. Segundo o texto, a universidade está elaborando uma “política de cotas étnico-raciais” para a contratação de docentes, que deve ser discutida dentro da comunidade acadêmica em 2018.

Por:DCM

Deixe uma resposta