Após dois votos pela condenação, Segunda Turma do STF suspende julgamento do deputado Nelson Meurer
pós cinco horas de sessão e dos votos pela condenação dos ministros Edson Fachin e Celso de Mello, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal adiou para a próxima terça-feira (29) a conclusão do julgamento do deputado Nelson Meurer (PP-PR).
Faltam ainda os votos dos outros três ministros da turma (Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski).
Se ao final prevalecer as posições de Fachin e Celso de Mello, será a primeira condenação de um político no STF em razão da Operação Lava Jato.
A ação penal contra Meurer é a primeira da Lava Jato a ser julgada no tribunal. A defesa do deputado contesta as acusações contidas na denúncia da Procuradoria Geral da República (leia mais abaixo).
Edson Fachin
Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin votou nesta terça-feira (22) pela condenação do deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) por corrupção e lavagem de dinheiro.
Para Fachin, ao contrário do que afirma a defesa, Meurer exercia influência no seu partido, o PP, e se beneficiou do esquema de corrupção que operou na Diretoria de Abastecimento da Petrobras. A defesa contesta a denúncia, de corrupção e lavagem de dinheiro, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
O ministro entendeu não haver provas suficientes de que Meurer tenha participado de todos os 161 contratos irregulares apontados pela PGR, mas afirmou estar comprovado que ele recebeu propina do esquema, abastecido pelas empreiteiras que mantinham contrato com a estatal.
Mais informações, G1